Notícias

Aesa divulga calendário de audiências públicas do Plano Estadual de Recursos Hídricos

publicado: 16/09/2021 11h16, última modificação: 16/09/2021 11h31

O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), finaliza a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e o calendário das audiências públicas para apresentação do documento terá quatro reuniões on-line e três presenciais.

A primeira reunião será realizada,  na próxima segunda-feira (20), no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na cidade de Sousa. O encontro, programado para começar às 14h, será aberto ao público e os participantes devem respeitar todos os protocolos de segurança para controle e prevenção da Covid-19.

A segunda audiência pública será realizada, na próxima quarta-feira (22), às 14h, no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na cidade de Campina Grande. No dia seguinte a atualização do PERH será apresentada no auditório do Centro Cultural Oscar de Castro, no município de Bananeiras.

Já as audiências públicas online serão realizadas entre os dias 27 e 30 deste mês, sempre das 9h às 12h, contemplando diferentes bacias hidrográficas. Para participar, basta enviar um  e-mail para elianeffranca@gmail.com solicitando o link da reunião virtual. No dia 27, o novo PERH será apresentado para representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal que atuam no bacia Piancó-Piranhas-Açú. No dia 28, para a bacia do rio Paraíba. Dia 29, bacia do Litoral Norte e dia 30, Litoral Sul.

O objetivo do PERH é orientar sobre as políticas e o gerenciamento dos recursos hídricos, buscando soluções para problemas de abastecimento em várias cidades paraibanas. Elaborado em 2006, o Plano Estadual precisa de atualizações, para contemplar temas como transposição do Rio São Francisco e o Canal das Vertentes Litorâneas. A atualização do PERH é realizada por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.