Notícias

Administração Penitenciária e parceiros levam ações nas áreas de saúde e social a reeducandos

publicado: 03/02/2019 23h00, última modificação: 07/05/2019 20h43
1 | 3
2 | 3
3 | 3
acoes de ressocializacao da SEAP em sousa (2)b.jpg
acoes de ressocializacao da SEAP em sousa (1)a.jpg
acoes de ressocializacao da SEAP em sousa (4)d.jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), por meio da Gerência Executiva de Ressocialização, iniciou uma série de ações nas áreas de saúde e social, em diversas unidades prisionais da Paraíba. A Primeira Ação de Saúde Itinerante de 2019 aconteceu sexta-feira (1º) na Colônia Agrícola de Sousa. Um total de 60 reeducandos foi beneficiado com teste rápido de rápido de HIV / Siflis /Hepatites Virais, glicemia, além de aferição da pressão arterial, consulta médica e busca de sintomáticos respiratórios.

Em Sousa, participaram 11 profissionais da Gerência Executiva de Ressocialização, que tiveram o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. As próximas edições da Ação de Saúde Itinerante vão acontecer nas Cadeias Públicas dos municípios de Queimadas e Jacaraú.

Em várias oportunidades, o secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, vem ressaltando a ampliação dessas iniciativas, na busca constante pelo melhoramento do sistema prisional, objetivando que as pessoas que cumprem pena tenham a oportunidade de vislumbrar novas formas de dar continuidade à vida de maneira lícita, e para isso ações de cidadania e capacitação são fatores determinantes nesse processo.

Ação Social - No sábado (2), aconteceu uma ação social na Penitenciária Flósculo da Nóbrega (presídio do Roger), realizada pela Secretaria Estadual da Mulher e Diversidade Humana e a Seap, voltada à população Trans da cela LGBT. A ação aconteceu em alusão ao Dia da Visibilidade Trans e contou com parceria do Instituto Embeleze.

De acordo com a gerente executiva de Ressocialização, Ziza Maia, no próximo sábado (9), a atividade em alusão ao Dia da Pessoa Trans, será realizada na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e o Instituto Embeleze.