Notícias

Ações da Empaer junto a agricultores indígenas são destaque em evento da Conab

publicado: 13/11/2019 11h35, última modificação: 13/11/2019 11h35
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
evento conab2.jpg
evento conab1.jpg
evento conab3.jpg
evento conab4.jpg

O trabalho de assistência técnica, de pesquisa e a organização de agricultores familiares extrativistas indígenas da Baia da Traição e outras áreas do Litoral Norte, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Empaer, foi destaque durante o Encontro de Oportunidades de Negócios para Empreendimentos da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade, que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza em João Pessoa. O evento tem o objetivo de abrir o mercado de forma organizada para a produção. 

A gerente de Produtos da Sociobidiversidade da Conab, Ianelli Loureiro, explicou que a Conab tem as políticas públicas para atender aos agricultores, e que a participação da Empaer organizando, prestando assistência e orientando os agricultores contribuiu de forma significativa para fazer chegar essas ações aos extrativistas indígenas. Na Paraíba, são trabalhados basicamente, a mangaba e o umbu na área litorânea, mas poderá chegar a outros produtos.

“Precisamos muito da parceria da Empaer para conseguir chegar perto dos produtores paraibanos, para que possamos colocar estes recursos disponíveis para eles. Foi fundamental a parceria entre Conab e Empaer para que estes indígenas fossem beneficiados com a PGPM-Bio, o que é a garantia de preço mínimo para a produção de mangaba deles. Sem essa parceria ficaria muito complicado a gente conseguir chegar até eles, mostrar que existe a política de acesso, se não fosse amparado pelo apoio da Empaer”, comentou Ianelli.       

O evento, organizado com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), tem como objetivo fomentar a inserção dos pequenos e médios produtores, agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais no mercado. O encontro se constitui em treinamento com agricultores e extrativistas da Paraíba visando gerar novas oportunidades de negócios e empreendimentos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade. A capacitação segue durante por todo o dia, promovendo o encontro entre os produtores da sociobiodiversidade e as empresas interessadas na aquisição/comercialização dos seus produtos.

Por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM-Bio), a Conab oferece subvenção direta aos extrativistas, por meio do pagamento de um bônus após a comprovação da venda de sua produção. Já pelo PAA, é feita a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares ligados a associações ou cooperativas.

Quem também falou sobre o trabalho de assistência técnica da Empaer, empresa vinculada à Sedap, foi a gerente do Programa Sociobidiversidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tarcila Portugal, lembrando que estes agricultores precisam de assistência técnica para realizar suas atividades de manejo de suas culturas, para que chegue de forma mais qualificada no mercado, como também a organização para que os empreendimentos consigam se estruturar e atingir o mercado.

“Também entra a pesquisa, que é muito importante, porque são produtos muito específicos que precisam do desenvolvimento do conhecimento de como devem ser feito o manejo, coletado estes produtos para que se trabalhe não somente uma atividade do extrativismo tradicional, mas que mantenha uma sustentabilidade ao longo do tempo”, afirmou.

Um grupo de extensionistas da Empaer, formado por Pedro Paulo, Estelita Andrade, Sandra Vidal e José Carlos participou do evento. Da Baia da Traição veio um grupo de cinco indígenas para participar das discussões.       

Os representantes da Conab na Paraíba, Tiane Mangueira, gerente de Operações e Suportes Extrativistas, Otto José de Carvalho, substituindo a superintendente Keli Ramalho Freire, entre outros, participam do evento.