Abertas inscrições para segunda edição da Mostra Paraíba Aqui tem SUS

publicado: 30/05/2019 15h12, última modificação: 30/05/2019 15h12

Estão abertas as inscrições para a 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária. O edital, divulgado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial, contempla experiências municipais e estaduais que promovam a articulação, o intercâmbio e estratégias de integração entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde.

O objetivo do evento é dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade das três macrorregiões da Paraíba e estimular o foco no cuidado ao indivíduo, à família, à comunidade considerando o ambiente que os rodeia. O intuito da mostra é incentivar, fortalecer experiências regionais que apontam soluções para a organização do cuidado, visando à garantia do direito à saúde.

As inscrições ficam abertas até as 23h59min do dia 10 de junho e podem ser feitas online, pelo FormSUS, no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=47619. Como critério principal, as experiências submetidas não precisam ser inéditas, mas devem ter sido efetivamente implementadas. Os projetos devem ser considerados resolutivos, no sentido de estar contribuindo para a organização da assistência e gestão do SUS na garantia do direito à saúde da população. Experiências que ainda não foram colocadas em prática ou que não estejam vigentes não poderão participar do edital.

De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, haverá o limite de cem trabalhos inscritos por macrorregião. “Poderão se inscrever experiências de secretarias municipais e estadual de saúde da Paraíba. As experiências apresentadas e premiadas na 1ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS, que foi realizada pelo Cosems-PB, poderão participar expondo como convidadas, mas não concorrerão às premiações”, pontua.

A 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS acontece em julho. No dia 11, serão apresentadas as experiências da 3ª Macro com sede em Sousa, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa. Dia 12 de julho, será a vez da 3ª Macro com sede em Patos e as apresentações acontecerão na Faculdade Integrada de Patos (FIP). No dia 16, experiências da 2ª Macro serão apresentadas na Facisa, em Campina Grande. A mostra encerra no dia 17 de julho, com as apresentações da 1ª Macro, no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa.

Sobre as premiações, Renata explica que serão escolhidas três experiências por macrorregião e três experiências por eixo temático. “Considerando que a 3ª macro tem duas sedes, serão premiadas 6 experiências na região. As premiações serão inscrições no Congresso do Cosems, placas e divulgação do trabalho municipal”, completa.

Eixo temático 1 (Atenção Básica) - Saúde da mulher; Saúde da Criança; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Práticas Integrativas e Complementares; Academia da Saúde; Programa de Tabagismo; Saúde Bucal; Ações de enfrentamento às Doenças Crônicas, com ênfase em Hipertensão e Diabetes; Outros (Sistema de informação, gestão em saúde, integração da Atenção Primária com Atenção Especializada).

Eixo temático 2 (Vigilância em Saúde) - Arboviroses; Cobertura vacinal; Hanseníase; Tuberculose; HIV/AIDS; Sífilis; Hepatites Virais; Mortalidade materna e infantil (comum aos dois eixos); Doenças Crônicas; Acidentes e Violência; Vigilância Ambiental; Qualidade da água para consumo humano; Outros (Sistema de informação, gestão em saúde, integração da vigilância em saúde com a atenção especializada).