Notícias

70 anos de Pedro Osmar: programa Espaço Cultural entrevista criador do Jaguaribe Carne

publicado: 03/07/2024 10h06, última modificação: 03/07/2024 10h06
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
PEDRO OSMAR2.jpg
PEDRO OSMAR4.jpg
PEDRO OSMAR3.jpg
PEDRO OSMAR1.jpg

O programa Espaço Cultural desta quinta-feira, dia 4, será um tributo a Pedro Osmar, criador do Jaguaribe Carne e do Musiclube da Paraíba. O multiartista paraibano está comemorando 70 anos de idade e será entrevistado pelo radialista e jornalista Jãmarrí Nogueira. O programa realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) vai das 22h até a meia-noite, na rádio Tabajara FM 105,5.

A entrevista será entrecortada por músicas compostas por Pedro Osmar, como ‘Nó cego’, ‘Baile de máscaras’, ‘Beijo-morte-beijo’ e ‘Mote do navio’. Além do papo, o programa vai mostrar interpretações de algumas estrelas da música brasileira que gravaram canções de Pedro, como Lenine, Xangai, Zé Ramalho, Amelinha, Cátia de França e Elba Ramalho.

O programa também vai tocar composição de Pedro Osmar em parceria com Seu Pereira (Jonathas Falcão) que foi gravada por Gláucia Lima. Ainda uma releitura de Helayne Cristini e Didier Guigue para um sucesso de Pedro. Amor, saúde e Carnaval também são temas que serão abordados na entrevista, além de direitos autorais de suas músicas.

Durante a conversa com Jãmarrí Nogueira, Pedro Osmar vai falar sobre a gravação de seu novo álbum, em parceria com seu irmão Paulo Ró. ‘Izabel’ está sendo gravado em estúdio, sob direção de Marcelinho Macedo e presta uma homenagem à mãe de Pedro (já falecida). Conforme o cantor e compositor, é um trabalho que destaca os afetos de sua família.

Pedro Osmar completou 70 anos de idade no último sábado, dia 29 de junho. Além de criador do Jaguaribe Carne e Musiclube da Paraíba, tem diversos discos gravados. Seu último trabalho (2017) foi o CD duplo ‘Quem vem lá?’. Já atuou em agências de publicidade e compôs trilhas para peças de teatro. No começo da carreira, integrou a banda de Zé Ramalho. Dedica-se também à música experimental e influenciou uma geração de artistas, como Milton Dornellas, Adeildo Vieira, Paulo Ró e Totonho.

É protagonista do longa-metragem ‘Pedro Osmar – Pra liberdade que se conquista’, de 2017, com direção de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques (os mesmos do documentário ‘Toada para José Siqueira’, de 2021). Sua vida e obra também estão registrados em curtas-metragens paraibanos.

Nascido e criado no bairro de Jaguaribe, na capital paraibana, é irmão de Paulo Ró e tem nas manifestações culturais populares uma de suas maiores influências musicais. O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.