‘De Repente no Espaço’ recebe os repentistas José Carlos do Pajeú e Ivanildo Vila Nova, nesta quarta-feira (4)

publicado: 02/09/2024 13h58, última modificação: 02/09/2024 13h58
IVANILDO VILA NOVA E JOSE CARLOS DO PAJEU3.jpg
IVANILDO VILA NOVA E JOSE CARLOS DO PAJEU1.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira ( 4), mais um ‘De Repente no Espaço’. A edição de setembro traz José Carlos do Pajeú (PE) e Ivanildo Vila Nova (PE). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O encontro acontece no Mezanino 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

José Carlos do Pajeú é de Tabira (PE). Ele já participou do ‘Desafio de Repente no Espaço’ formando dupla com Gilmar de Oliveira, em 2015. Com mais de 20 anos de profissão, José Carlos já participou de mais de 100 festivais, com destaque nas cidades de Teresina (PI) e Recife (PE). Foi Secretário da Juventude e Meio Ambiente de Tabira entre 2013 e 2016, na gestão do saudoso repentista Sebastião Dias (então prefeito), falecido em dezembro de 2023.

O veterano Ivanildo Vila Nova é considerado um dos maiores repentistas em atividade. Chegou a ser eleito pelos seus pares como o “Cantador do Século XX”. Com 60 anos de carreira, foi uns dos principais personagens na profissionalização do repente. O pernambucano já levou a cantoria nordestina para todos os cantos do Brasil e continua sendo figura constante nos festivais. Profissional da cantoria desde 1963, Ivanildo tem participação em mais de 500 congressos, noitadas e torneios de cantadores.

O poeta é o autor da canção Nordeste Independente (parceria sua com Bráulio Tavares) gravada pela cantora Elba Ramalho. Já se apresentou em seis países da Europa. Também fez uma apresentação nas Torres Gêmeas, em Nova York, ao lado de Oliveira de Panelas, uma semana antes do atentado de 11 de setembro. É considerado por muitos o maior cantador da história da cantoria de viola.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, e filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova (o maior dos repentistas da atualidade), Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O ‘De Repente no Espaço’ é um projeto da Funesc e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante em parceria com o Detran, passando por dezenas de cidades paraibanas e levando o nome de ‘De Repente na Estrada’. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

Serviço:

De Repente no Espaço

Quarta-feira, 04/09, 19h

Local: Mezanino 1 - Espaço Cultural José Lins do Rego

Repentistas: Ivanildo Vila Nova (PE) e José Carlos do Pajeú (PE)

Apresentação Iponax Vila Nova