Notícias

‘De Repente na Estrada’ leva poesia de Cícero Cosme e Raimundo Caetano a Cabaceiras

publicado: 05/06/2024 10h56, última modificação: 05/06/2024 10h58
1 | 2
2 | 2
Cícero Cosme - CE (1).jpeg
Raimundo Caetano - PB (1).jpeg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (7), mais uma edição do projeto “De Repente na Estrada”. A próxima parada é no município de Cabaceiras, onde o evento integra a programação da tradicional Festa do Bode Rei. Os convidados são o cearense Cícero Cosme e o paraibano Raimundo Caetano. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito e o evento começa às 20h, na Praça Marechal José Pessoa.

O cearense Cícero Cosme é um talento da nova geração de repentistas nordestinos. Começou a cantar profissionalmente ainda aos 16 anos de idade e, desde então, já se apresentou com vários poetas renomados do Nordeste, além de ter participado de festivais. Cícero também é responsável pela realização do Festival Nacional de Cantadores Repentistas, que acontece anualmente na cidade de Aurora, no Ceará.

Raimundo Caetano nasceu em 1959 na cidade de Cuité (PB). É conhecido por transformar a construção do seu improviso em obra-prima, esmerando-se no acabamento dos versos, refinando e polindo as estrofes, dando-lhes um toque de classe e beleza de tal forma que teve o seu trabalho comparado ao de um arquiteto, sendo apelidado de ‘Arquiteto do Repente’. De uma família de sete irmãos homens, todos passaram pela cantoria de alguma forma, alguns deles tendo seguido a profissão de violeiro. O pai era agricultor, mas também foi cantador e a casa dele estava sempre cheia, servindo, inclusive, de hospedagem para os artistas.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

De Repente na Estrada - O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões on-line das cantorias de viola no canal da Funesc no YouTube. Em Cabaceiras, o projeto conta com apoio da prefeitura e integra a programação da 25ª edição da Festa do Bode Rei, um dos principais festivais de caprinos e ovinos do Brasil.

Serviço:

De Repente na Estrada
Cabaceiras
Data: 7/6, às 20h
Repentistas: Cícero Cosme-CE | Raimundo Caetano-PB
Apresentação: Iponax Vila Nova
Local: Praça Marechal José Pessoa