Notícias
‘De Repente na Estrada’ leva os poetas André Santos (PE) e Helânio Moreira (RN) ao município de Pilar
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, neste sábado (19), no município de Pilar, mais uma edição do projeto “De Repente na Estrada”. Os convidados são dois dos mais importantes nomes da poesia popular na atualidade: André Santos (PE) e Helânio Moreira (RN). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O evento, que é gratuito, tem início às 19h30, e acontece na Fundação Menino de Engenho.
Helânio Moreira descobriu o dom da cantoria quando ainda era adolescente, ouvindo o programa ‘Poesia, Verso e Viola’, na companhia de seu pai, que também tinha habilidade para compor. Desde então, vem exercendo seu talento no repente, com participação em mais de cem festivais. Atualmente, vive em Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte, e integra a nova geração do repente, destacando-se como uma das estrelas dentre os mais jovens dessa arte.
Já André Santos nasceu em Afogados da Ingazeira (PE) e, com pouco mais de 30 anos, também é destaque nova geração do repente nordestino. Começou a carreira em 2014, nas cantorias de pé de parede em Tabira (PE), município onde vive desde criança. Em 2016 gravou seu primeiro DVD e, em 2018, foi a vez de lançar seu CD de canções, com 11 faixas autorais. Participou nas mesas de glosas de todo Pajeú pernambucano e em grandes congressos de repentistas, a exemplo do Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger), em Campina Grande (PB) e Gravatá (PE), destacando-se como campeão em uma das edições.
Essa edição do ‘De Repente na Estrada’ tem a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Pilar-PB.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
De Repente na Estrada - Pilar
Data: 19/10, às 19h30
Repentistas: André Santos (PE) e Helânio Moreira (RN)
Apresentação: Iponax Vila Nova
Local: Fundação Menino de Engenho
Entrada gratuita