Notícias

102 anos do Corpo de Bombeiros: João Azevêdo entrega equipamentos e recebe homenagem

publicado: 04/07/2019 20h48, última modificação: 04/07/2019 20h52
1 | 9
Fotos: Francisco França
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (7).JPG
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (17).JPG
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (14).JPG
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (15).JPG
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (1).JPG
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (13).JPG
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (12).JPG
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (11).JPG
joao aniversario de 103 anos dos bombeiros militares foto francisco franca (5).JPG

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta quinta-feira (4), a solenidade alusiva ao aniversário de 102 anos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMP) e ao Dia Nacional do Bombeiro, realizada no Quartel do Comando Geral, em João Pessoa. Na ocasião, o gestor fez a entrega simbólica de novos equipamentos e viaturas para a Corporação, que somam mais de R$ 2,4 milhões de investimentos, e foi homenageado com a Medalha do Mérito General Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. 

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou as ações relevantes que o Corpo de Bombeiros promove junto à sociedade paraibana. “A Corporação mais respeitada e admirada do país tem uma função que vai além do que imaginamos, fazendo trabalho social, assistencial e de análise de projetos; esse profissionalismo celebra um momento especial porque quando chegamos ao Governo, em 2011, a Paraíba tinha nove quartéis e hoje temos 18, para oferecer melhores condições de trabalho para homens e mulheres que colocam suas vidas em risco para salvar outras vidas; a eles, o nosso respeito”, ressaltou. 

Ele também agradeceu o empenho de todas as forças de Segurança do Estado durante os festejos juninos, que resultou no São João mais tranquilo dos últimos cinco anos, e reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas voltadas para segurança pública. “Muito mais do que palavra, respeito e admiração se demonstram com gestos e é o que o Governo do Estado tem feito para que as pessoas se sentissem participantes de todo esse processo de avanço. A Paraíba é o único Estado do Brasil que ao longo de oito anos e meio conseguiu reduzir, sistematicamente, os números da violência; isso graças à dedicação de todas as pessoas que integram esse segmento”, comentou. 

O governador ainda fez um balanço das principais ações promovidas na área nos últimos meses.  “Estamos fazendo investimentos em tecnologia e na infraestrutura da Corporação, como o sistema de comunicação criptografado e a implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle em João Pessoa, Campina Grande e Patos, promovemos mais de 790 policiais civis, mais de 600 policiais militares e mais de 200 bombeiros e fizemos o PCCR dos agentes penitenciários. É mostrando respeito através de atos que esse Governo entende que a segurança associada à educação são as políticas mais importantes e que merecem um olhar diferenciado. Fiquem certos de que vamos ficar atentos e focados na melhoria de condições de trabalho de cada um”, assegurou. 

Nos primeiros seis meses de 2019, o Governo da Paraíba já realizou 214 promoções de bombeiros militares, sendo 43 delas publicadas na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Estado. 

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, falou da satisfação de compartilhar o fortalecimento da Corporação. “Esse é um momento muito importante para a Segurança Pública da Paraíba, que comemora 102 anos do Corpo de Bombeiros, que presta um serviço tão relevante para a sociedade, se caracterizando como uma instituição forte e consolidada”, declarou. 

O comandante-geral do CBMP, coronel Marcelo Araújo, afirmou que a solenidade desta quinta-feira teve o objetivo de comemorar as grandes conquistas da Corporação. “Essa é uma data importantíssima para nós porque é o momento de registrar as nossas ações e o reconhecimento do Governo do Estado, por meio de investimentos, que foram apresentados hoje à sociedade, como as viaturas e os equipamentos de proteção individual, que representam o ápice da apresentação do que a gestão vem fazendo na área da segurança pública”, disse. 

Ele também agradeceu ao governador pelas promoções de praças e oficiais e adiantou que o Governo do Estado irá inaugurar, nos próximos dias, mais uma unidade militar no município de Itabaiana. “As promoções representam a valorização dos recursos humanos e a entrega da unidade a interiorização de um serviço que busca alcançar todas as regiões”, relatou.  

Durante o evento, também foram entregues as Medalhas dos Serviços Distintos a Jean Francisco Nunes (secretário da Segurança e Defesa Social); Lamark Donato (secretário executivo da Segurança e Defesa Social); Sérgio Fonseca (secretário da Administração Penitenciária); Euller Chaves (comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba); Marcílio Rossini (subcomandante geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco); Paulo Henrique de Araújo (diretor adjunto do Departamento de Auditoria e Finanças do Corpo de Bombeiros); e Cassandra Guimarães (delegada geral adjunta da Polícia Civil). Bombeiros que se destacaram em ações relevantes para o crescimento da Corporação foram condecorados.  

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, agradeceu a honraria. “É uma honra dupla para mim, pois o Corpo de Bombeiros, com o lema ‘Vidas alheias, riquezas a salvar’, é a instituição mais querida do Brasil, e a gente recebe essa medalha com muita satisfação. A nossa relação com a Corporação é de irmandade e temos muito zelo para manter uma relação a cada dia mais respeitosa”, frisou. 

A solenidade foi prestigiada pela primeira-dama Ana Maria Lins, deputados, prefeitos e auxiliares do Governo da Paraíba. 

História- O Corpo de Bombeiros da Paraíba foi criado em 1917, por meio do Decreto Estadual de nº 844 e, atualmente, conta com um efetivo de 1.213 profissionais que prestam serviços à população em áreas como pré-atendimento hospitalar, combate a incêndio, salvamento (altura, aquática e terrestre), vistorias e fiscalizações. A Corporação possui 18 quartéis em cidades-polo do Estado, divididos entre Companhias e Batalhões, nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Itaporanga.