SOCIOEDUCANDOS DO CEA/JP RECEBEM TRATAMENTO COM TERAPIAS HOLÍSTICAS

WhatsApp Image 2021-11-10 at 08.41.32 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-11-10 at 08.41.32 (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-11-10 at 08.41.32 (3).jpeg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac), por meio do setor de saúde do Centro Educacional do Adolescente (CEA/JP), está aplicando terapia holística nos internos desta unidade. A ação faz parte de um projeto socioeducativo proposto pelo enfermeiro da unidade, cujo atendimento visa contribuir para a diminuição do stress e promover o bem-estar entre os adolescentes em cumprimento de medida judicial.

A terapia holística é um conjunto de terapias que visam a promoção à saúde, a prevenção de doenças e agravos, alívio de sintomas e cura, por meio do cuidado integral do ser humano. Baseiam-se principalmente em métodos de relaxamento, alívio de pontos gatilhos, manipulação de energias e mudanças nos hábitos de vida. E quando unidos aos tratamentos tradicionais mostram benefícios e vantagens para o paciente.

Segundo Adjamim Costa Trajano, enfermeiro propositor da ação, a intenção é contribuir para um ambiente de possibilidades que pode inspirar comportamento agradável, equilibrado, alegre e feliz; pode despertar calma, mansuetude, harmonizar relacionamentos interpessoais, ajudar a melhorar a condição de saúde; contribuir na diminuição de conflitos e ajudar, de maneira significativa, na paz individual e coletiva.

Ele informou também que nos atendimentos com reiki todo assistido permanece vestido e são acompanhados pela equipe técnica da instituição socioeducativa, como psicólogos, assistentes sociais e profissionais da saúde (médicos e enfermagem). A metodologia para o protocolo do atendimento com Reiki na Socioeducação envolve acolhimento com música instrumental; explicação sobre a terapia aplicada e a promoção e bem-estar da saúde mental, emocional e integral dos que estão em atendimento.

Além do reiki, os internos que apresentam problemas de saúde e são identificados também recebem aplicação auricular – terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas – e o escalda pés, que é uma técnica muito antiga utilizada para aliviar os sintomas de ansiedade, estresse, cansaço, dores nas pernas e até mesmo cólica. O ato consiste em colocar os pés em uma bacia com água quente, mas também podem acrescentar ervas, a depender do objetivo da pessoa naquele momento. Dependendo da situação, alguns fazem uso de florais.

O socioeducando P.L.R.S, de 18 anos, se submeteu às três terapias oferecidas na unidade: reiki, auricular e escalda pés. Ele usava a medicação tradicional e disse que essas terapias contribuíram para a melhoria do seu quadro. “Melhorou meu sono, diminuiu a tensão, a ansiedade e reduziu o estresse”, comentou. Segundo o enfermeiro, a aplicação das terapias tem contribuído para a redução do uso de medicamentos para ansiedade e tem apresentado melhora considerável dos quadros depressivos.

A vice-diretora do CEA/JP, Luciana Gomes, disse que a aplicação desta terapia holística, que hoje tem cobertura do SUS, é necessária nesse público por ter pessoas com histórico de conflito familiar, baixo desempenho escolar e ausência de perspectiva de futuro, vinculados à tristeza, medo, raiva e isolamento familiar.

“Na internação reforçam os desafios enfrentados pela adolescência privada de liberdade. Desafios iniciais foram substituídos pela ética da solidariedade nos processos de acolhimento, escuta no atendimento técnico, respeito à diversidade, garantidos no Sinase como estratégias de ressignificação e reflexão em torno do ato infracional, bem como a introdução das Práticas Integrativas Complementares (PICs)”, declarou.

Esta ação, que acontece dois dias da semana para os adolescentes e um dia para os servidores, tem agenda prévia e conta com a participação e apoio de todos os profissionais do CEA/JP da área de saúde, educação, agentes socioeducativos, agentes administrativos, serviços gerais, assistentes sociais, psicólogos, vice direção e diretor da unidade.