Notícias

Socioeducação tem servidores de carreira na direção de unidade socioeducativa pela primeira vez em sua história

publicado: 20/04/2023 09h38, última modificação: 20/04/2023 10h31
ebc3910d-44dd-474f-bdfb-64c10a82c3aa.jpg

Pela primeira vez na história da socioeducação do estado da Paraíba, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) terá dois agentes socioeducativos na direção de uma unidade de internação para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais. A designação para a função de vice-direção do Centro Educacional do Jovem - CEJ aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), na sede da Instituição e se tornou mais um momento memorável para o sistema socioeducativo.

De acordo com o presidente da Fundac, Flavio Moreira, com a formalização do ato, o Centro Educacional do Jovem – CEJ, localizado em João Pessoa, passa a ser a primeira unidade socioeducativa do Estado dirigida, integralmente, por dois agentes socioeducativos. Um momento ímpar para o sistema, que vem agregando a qualidade do atendimento com a valorização do servidor público.

“Precisamos contar com o apoio e o profissionalismo daqueles que acreditam na ressocialização de adolescentes e jovens em conflito com a lei e buscam, diariamente, a melhoria do serviço no âmbito da internação. Eu acredito no potencial dos agentes socioeducativos como gestores dentro do próprio sistema e trago a experiência de Antônio Francisco, que vem se dedicando à função de agente socioeducativo há quase 11 anos, para somar esforços com a direção do CEJ”, disse o presidente da Fundac.

O atual diretor do Centro Educacional do Jovem, Waldir Victor de Barros, bacharel em Serviço Social e mestrando em Gestão nas Organizações Aprendentes, é especialista em Políticas Públicas e Garantia dos Diretos e Política de Cuidados à Criança e Adolescente. Desde 2017 o servidor público vem somando experiências dentro do sistema como: agente socioeducativo (efetivo), supervisor de plantão, diretor e vice-diretor de unidades de internação e gerente da Padaria Escola da Fundação.

Já o novo vice-diretor do CEJ, Antônio Francisco Gomes Neto, tem pós graduação em Psicopedagogia Institucional e desde 2013 vem exercendo a função de agente socioeducativo na Fundação. Inicialmente, por meio de contrato junto à empresa de vigilância e desde 2017, com função efetivada após concurso público realizado pelo Governo do Estado para o cargo de agente socioeducativo da Fundac, carregando consigo experiência em Práticas Restaurativas, Atendimento Pré-hospitalar na Socioeducação, e Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade, entre outras.