Notícias

SEMILIBERDADE REÚNE FAMILIARES E SOCIOEDUCANDOS PARA COMEMORAR O DIA DA MÃES E DIA DA FAMÍLIA

publicado: 16/05/2022 15h27, última modificação: 16/05/2022 15h27
1 | 9
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.03.15 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.03.17 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.09.35.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.05.55.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.03.15 (3).jpeg
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.03.16 (3).jpeg
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.03.16.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.03.14.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-16 at 15.03.15 (1).jpeg

Foi com muito carinho, zelo e cuidado que o Centro Socioeducativo de Semiliberdade da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) comemorou o Dia das Mães e o Dia da Família com todos que fazem a Unidade Socioeducativa do Estado. Uma manhã, repleta de atividades e animação, aconteceu na quinta-feira (12) e contou com a presença de socioeducandos, mães, familiares, gestores e servidores.

Segundo Davi Lira, diretor do Centro Socioeducativo de Semiliberdade da Fundac a proposta da comemoração foi mostrar às mães e famílias presentes, o carinho e a dedicação da Semiliberdade (como um todo) por elas e seus filhos, além de demonstrar a importância de se fazerem presentes durante o período de cumprimento da medida socioeducativa.

“Lembramos ainda da necessidade do autocuidado das mães e responsáveis, pois sem o devido zelo, inclusive profissional, o/a cuidador/a pode entrar em um estado de adoecimento físico e mental. Na ocasião, frisamos o foco na boa convivência familiar que é um pilar fundamental, tanto na medida, quanto na vida pessoal do socioeducando. Celebrando o amor incondicional, a saúde mental e a vida”, disse Davi.

O dia das Mães e da Família na Semiliberdade, teve início com a fala de abertura de Davi Lira, seguido das falas da vice-diretora Jacy Célia, da psicóloga Mikaella Barreto e da agente socioeducativa Raphaella Lima, todas no intuito de mostrar as mães e familiares o sentimento de amor, carinho, cuidado e respeito da família Semiliberdade em relação a elas e acolhê-las ao evento.

O momento foi celebrado ainda com o sorteio de brindes diversos; com a apresentação de vídeo sobre a visita de Jurandir do Sax a Unidade Socioeducativa, durante a abertura do SemiCultural; com a leitura coletiva de frases dedicadas às homenageadas (mães) e o relato da professora de Artes, Dyan Urshita, sobre a importância de valorizarmos as mães e responsáveis.

A Unidade realizou ainda um momento de registro fotográfico com os familiares presentes e seus respectivos filhos, a fim de eternizar a lembrança da ocasião, que posteriormente, foram enviados aos mesmos. Ao fim da atividade foi servido um lanche coletivo e entregues lembrancinhas a cada família.

De acordo com a assistente social, Mara Fonseca, a ideia da comemoração das datas especiais partiu da direção da Semiliberdade que contagiou a todos que fazem a Unidade Socioeducativa e não mediram esforços para sua realização. “A comemoração foi um momento bastante feliz, principalmente para nós que estamos na ponta da execução da política de socioeducação e acompanhamos os sentimentos das mães que nem sempre são vistos pela sociedade, além de toda dedicação e doação a vida dos seus”, comentou.

“Foi uma festa simbólica, mas repleta de muito carinho e cuidado. Hoje pudemos perceber mais de perto, a necessidade desse acolhimento e atenção. Momento que restaura tanto a força delas, quanto às nossas que fazemos a socioeducação na Semiliberdade”, acrescentou a assistente social.

"O nosso evento, foi resultado da união de toda equipe com o intuito de acolher as mães e familiares dos socioeducandos, reforçando a importância de cada um no quebra-cabeça que resulta em um cumprimento de medida significativo e favorável aos envolvidos, atingindo uma boa reinserção à liberdade integral. Momento único que, certamente, ficará marcado na memória dos presentes", enfatizou a vice-diretora da Semiliberdade, Jacy Célia.

A mãe do socioeducando T.V.S.A, ficou muito feliz e agradecida com o carinho e a atenção que todos da unidade tiveram com as mães presentes. “Foi a primeira vez que participei de uma atividade assim na Semiliberdade e estou admirada com a comemoração e a atenção que tiveram com a gente. Sou muito grata por tudo que fazem pelo meu filho”, disse.

A comemoração contou ainda com participação d toda equipe técnica da Semiliberdade, além do coordenador administrativo José Marcondes; da pedagoga Rayssa Katrinny; da advogada Christianne Oliveira; do assistente administrativo Eduardo Ramalho; da gerente da Padaria Escola Nosso Pão, Magna Guimarães, e dos agentes socioeducativos de plantão.