Paraíba sedia Encontro Regional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

publicado: 02/08/2023 18h00, última modificação: 03/08/2023 14h36
362293435_5879756425459709_4431163406471093965_n.jpg
362980082_5879756428793042_3815664736971471304_n.jpg

O Estado da Paraíba sediará o Encontro Regional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), intitulado: “Socioeducação pra Valer”. O evento é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com os Ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e a Paraíba foi escolhida pelos demais estados da Região Nordeste, pela nova fase que a socioeducação vem vivenciando.

Os Encontros Regionais promovidos pelo MDHC visam aprimorar o Sistema Socioeducativo e fomentar ações de integração entre os programas de atendimento socioeducativo, além de contribuir para a retomada do levantamento de dados e informações sobre o Sinase. O primeiro encontro aconteceu dia 30 de maio, na Região Sul, com os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e a programação seguirá até o mês de outubro deste ano em todas as regiões do país.

Durante os eventos do “Socioeducação pra Valer” cada estado da unidade federativa tem a oportunidade de apresentar sugestões e melhorias no âmbito do Sinase, criando mecanismos de aproximação entre os Sistemas Estaduais e Municipais de Atendimento Socioeducativo, tudo sob coordenação da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, o Encontro Regional na Paraíba acontecerá nos dias: 27, 28 e 29 de setembro e, assim como nas demais regiões do Brasil, acontecerá de modo híbrido (virtual e presencial).

O público prioritário dos encontros são gestores e profissionais que atuam na rede socioeducativa dos programas de meio fechado e aberto, atores do Sistema de Justiça, adolescentes, jovens e famílias inseridas no sistema socioeducativo e demais interessados, que deverão realizar inscrição por meio de um formulário que será previamente comunicado antes do encontro regional.

As reuniões serão compostas por apresentações institucionais de ações e iniciativas dos estados, por rodas de conversas e escuta ativa com representantes dos programas do meio aberto e fechado, familiares, sociedade civil e movimentos sociais, por visitas aos locais de execução das medidas e pela elaboração de registos por imagem, gravação e escrita.

A escolha da Paraíba foi definida em votação de todos os gestores dos estados do Nordeste. “Muito nos orgulha e aumenta nossa responsabilidade a escolha unânime por parte dos demais gestores da Região, só nos resta agradecer e realizar uma grande acolhida”, afirmou o presidente da Fundac.

O Encontro Regional “Socioeducação pra Valer” no estado da Paraíba foi uma das pautas de reunião de Flavio, com o secretário nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Vieira, e com a Coordenadora Nacional do Sinase, Mayara Silva, durante cumprimento de agenda em Brasília, na última semana de julho.

Na ocasião, o presidente da Fundac aproveitou a oportunidade para encaminhar a implantação da Escola Estadual de Socioeducação, e tratar do projeto de unidade de semiliberdade e do NAI - Núcleo de Atendimento Integrado padrão Sinase, entre outras melhorias para o Sistema Socioeducativo do estado da Paraíba.

“O intercâmbio permanente com o Governo Federal vai nos permitir avançar com uma Socioeducação cada vez mais eficiente e que beneficie a sociedade, promovendo a devolução de jovens e adolescentes para uma vida harmônica em sociedade. Continuaremos nossa visita aos Estados da nossa região para que possamos construir juntos um novo tempo”, disse Flavio.