Notícias

OUTUBRO ROSA: FUNDAC REALIZA AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER

publicado: 07/10/2020 18h06, última modificação: 24/12/2020 10h40
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
FUNDAC - outubro rosa.jpeg
WhatsApp Image 2020-10-05 at 15.13.45.jpeg
WhatsApp Image 2020-10-05 at 21.30.58 (4).jpeg
WhatsApp Image 2020-10-05 at 21.30.57.jpeg
WhatsApp Image 2020-10-05 at 21.30.58 (3).jpeg

“Outubro Rosa - Promovendo a Saúde da mulher” é o nome do projeto da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) que visa trabalhar temáticas referentes à promoção, proteção e prevenção de danos e agravos à saúde da mulher, entre as socioeducandas da unidade Rita Gadelha, bem como as servidoras da Fundação, durante todo o mês de outubro.

 

De acordo com Janaína Madruga, coordenadora do eixo Saúde da Fundac, o projeto busca promover espaço de discussão e formação sobre a promoção da saúde da mulher no âmbito da socioeducação com a participação das servidoras e socioeducandas. “Levaremos conhecimento de forma objetiva e de fácil compreensão sobre o tema comentado, despertando na comunidade socioeducativa o autocuidado para saúde da mulher, estimulando a prevenção do câncer de mama e de colo do útero e fortalecendo a campanha do Outubro Rosa no estado da Paraíba”, pontuou.

 

Segundo Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac, o projeto é uma forma da instituição aderir ao movimento mundial de conscientização para o controle do câncer de mama, que desde 1990 celebra anualmente a campanha Outubro Rosa com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando o maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

 

“As atividades do projeto buscam não apenas o combate ao câncer de mama, mas a promoção do bem estar físico, psíquico e social das mulheres que fazem parte da comunidade socioeducativa. Durante todo o mês de outubro realizaremos atividades para as socioeducandas da unidade Rita Gadelha, com a realização de oficinas, palestras, ampliação de atendimentos e acesso a serviços. Já para as servidoras serão realizadas palestras on-line com temáticas relacionadas ao Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero”, explicou Janaína Madruga.

 

A programação do Outubro Rosa da Fundac, teve início dia 02 de outubro na Rita Gadelha, com a oficina Construindo o Outubro Rosa, ministrada pela coordenadora Janaína Madruga e pela enfermeira Wanessa Ribeiro. Após a Roda de Diálogo, que explicou a importância da Campanha Outubro Rosa, as socioeducandas confeccionaram cartazes com a temática que ficarão espalhados pela unidade para sensibilização e orientação ao autocuidado.

 

Dentro das ações voltadas para as socioeducandas da Rita Gadelha, a Fundac realizará dia 08/10 Palestra: Saúde da Mulher e Planejamento Familiar; dia 16/10 e 26/10 Saúde Bucal e Saúde da Mulher (com atendimento odontológico); e 22/10 Palestra: Saúde da Mulher e Doenças Ginecológicas com Drª. Miriela Leon e a enfermeira especialista Janaína Madruga.

 

Além das socioeducandas, as socioeducadoras também serão alvo das atividades para promover a prevenção, o cuidado e a assistência, através de consulta e orientação médica e de enfermagem que seguirá o seguinte cronograma: dia 07/10 (Sede);  dia 08/10 (CEA-Sousa); dia 09/10 (Lar do Garoto); dia 15/10 (CEA/CEJ); dia 19/10 (CSE) e dia 29/10 (Rita Gadelha). 

 

O eixo Saúde da Fundac programou ainda uma palestra remota sobre Saúde da Mulher e Câncer de Mama, que será ministrada pela Drª. Ana Lúcia Medeiros Cabral, no dia 14 de outubro, às 14h30, para toda comunidade socioeducativa (equipe técnica, equipe de saúde, coordenação técnica da unidade, agentes socioeducativas, socioeducandas).