Notícias
Fundac realiza workshop em alusão ao Dia do Psicólogo para profissionais do Sistema Socioeducativo
A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) realizou o workshop: “A Psicologia e suas Práticas na Socioeducação”, para os profissionais do sistema socioeducativo do estado da Paraíba, em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado no último domingo 27 de agosto.
A ação, organizada pela coordenação de Saúde Mental e pelo eixo Suporte Institucional e Pedagógico da Fundac, aconteceu durante toda a segunda-feira (28), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP e reuniu, de forma presencial e remota, psicólogos que atuam em todo sistema socioeducativo do Estado.
A abertura da solenidade contou com a presença do presidente da Fundac, Flavio Moreira, que parabenizou os psicólogos (as) pelo seu dia e falou um pouco da importância da profissão dentro da socioeducação. Enfatizando as ações desenvolvidas pela Instituição que visam a qualificação dos que fazem o sistema, em especial, o corpo técnico que executa seu papel dentro das unidades socioeducativas do Estado.
Para Flavio, é fundamental reconhecer que a nossa mente é tudo em nossas vidas, e o cuidado com ela deveria ser primordial. “A psicologia é uma profissão extremamente importante que ainda enfrenta muita resistência social pelo preconceito. Hoje, a saúde mental é um dos maiores desafios da socioeducação. Espero que consigamos cada vez mais qualificar esse corpo técnico, por meio do trabalho que o setor tem feito tanto na sede, quanto nas unidades socioeducativas”, disse.
Durante o evento em alusão ao Dia do Psicólogo os profissionais tiveram a oportunidade de assistir uma palestra da psicóloga Grasiele Gome das Silva, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro – Degase.
O workshop, contou ainda com uma oficina intitulada: “Acolhimento que aquece o coração”, mediada pela coordenadora de Saúde Mental da Fundac, Sheila Milene; com Mesa Redonda sobre “Boas práticas da psicologia nas unidades socioeducativas da Paraíba”; e, por fim, uma oficina de autocuidado por meio de técnica em grupo denominada: Meu corpo e minha mente no encontro com o trabalho.