Fundac lança jornal e divulga ações desenvolvidas nas unidades socioeducativas

publicado: 29/08/2019 17h38, última modificação: 03/09/2019 15h53
Fundac lança jornal.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac) lançou um jornal para disseminar as ações exitosas que acontecem nas unidades socioeducativas na Paraíba. O tablóide tem 16 páginas, cor, periodicidade trimestral e se apresenta como um grande mosaico dos trabalhos desenvolvidos nas unidades administradas pela fundação. O lançamento ocorreu no Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Politica de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), que acontece até esta sexta-feira (30), na Fundação Casa de José Américo, na Capital.

Para o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, o Jornal Socializando é pioneiro e atende à antiga demanda na fundação. Dirigentes de unidades, agentes, servidores, técnicos e públicos do meio aberto terão um tabloide que surge como mais um canal de veiculação da nossa produção. “Será um grande mosaico das atividades ocorridas nas unidades durante cada trimestre”, disse.

“Será um veículo responsável pela divulgação das medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade aplicadas aos adolescentes e jovens decorrentes de decisões judiciais”, disse Noaldo, lembrando que se verificou uma lacuna e uma necessidade de se criar um jornal que pudesse veicular em todos os espaços de internação e no meio aberto as ações implementadas nas unidades relativas ao programa de execução das medidas socioeducativas.

Neste primeiro jornal todas as unidades socioeducativas foram contempladas com matérias do CEA/JP, CEA/Sousa, Centro Educacional do Jovem (CEJ), Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), Semiliberdade, Lar do Garoto e Rita Gadelha (unidade feminina). Tivemos artigos opinativos, poesia produzida por interno, atividade lúdica homenageando Jackson do Pandeiro em seu centenário; premiação a adolescente no projeto ‘Abril para Leitura’, entre outros.

O jornal também registra formação teórica e prática para o mercado de trabalho, festejos juninos, jogos escolares, participação dos jovens e adolescentes nas olimpíadas de matemática e Escola Cidadã Socioeducativa, que tem mudado a realidade nas unidades do Estado. E ainda o anúncio pelo Governo do Estado da realização do concurso público para agentes socioeducativos e uma matéria apontando para a diminuição de jovens e adolescentes em cumprimento de medidas nas unidades de internação também foi registrado pela equipe de jornalistas da Fundac.

“Tudo isso é decorrente do trabalho de todos servidores com apoio do Governo do Estado, e muitas parcerias com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Secretaria de Educação, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Segurança e Defesa Social, bem como o Sistema de Garantia e Justiça”, informou Noaldo.