Notícias

FUNDAC E VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE CG DISCUTEM SAÚDE MENTAL DE SOCIOEDUCANDOS

publicado: 18/03/2022 22h00, última modificação: 22/03/2022 08h46
276131611_4431146546987378_3485292214440531900_n.jpg

Na manhã desta sexta-feira (18), a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio do setor de psicologia do Complexo Lar do Garoto e da coordenação de Saúde Mental da Diretoria Técnica, se reuniu com a equipe técnica da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande para dialogar sobre adolescentes com comprometimento mental que cumprem medidas socioeducativas em Lagoa Seca.

Segundo Vanuzia Hélia, psicóloga do Lar do Garoto, a reunião junto a coordenação de Saúde Mental da Fundac e a equipe técnica da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande é fruto da solicitação do setor psicológico da Unidade Socioeducativa, diante da necessidade de realizar estudos de casos dos adolescentes mais desafiadores que cumprem medidas judiciais no Complexo.

“O momento foi incrível, com partilhas e parcerias necessárias, fizemos encaminhamentos, que serão colocados em prática o mais rápido possível. Na ocasião, tivemos a oportunidade de aprofundar demandas mais urgentes no que se refere à saúde mental de socioeducandos que cumprem medidas judiciais no Lar do Garoto”, disse a psicóloga.

Para Sheila Milene, coordenadora de Saúde Mental da Fundac, a reunião foi extremamente positiva, com um saldo de 07 encaminhamentos e estudo específico de caso de socioeducando com comprometimento mental. “Através dessa articulação poderemos encaminhar o adolescente para um tratamento específico que garanta uma ressocialização adequada e a retomada do seu projeto de vida”, observou.

“É de primordial importância essa articulação da equipe técnica da Fundac com o Judiciário, pois, caminhamos juntos durante o período de internação do adolescente, realizando feedbacks constantes que levam a resultados diferenciados, e em sua grande maioria, positivos”, acrescentou Vanuzia Hélia.

Participaram ainda da reunião as psicólogas: Samira Lacerda (Lar do Garoto); Juliana Menezes (Lar do Garoto); e Cintia Maria do Nascimento (Vara da Infância e da Juventude), as assistentes sociais: Socorro Nascimento (Lar do Garoto) e Elaine Mendes (Vara da Infância e da Juventude), além da pedagoga Flávia Brunet e da estagiária de Psicologia Ana Beatriz Linhares Rodrigues, ambas da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campina Grande.