FUNDAC DISCUTE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SISTÊMICO NA I REUNIÃO DE SEUS GESTORES

Reunião Gestão I (155).JPG
Reunião Gestão I (163).JPG
Reunião Gestão I (173).JPG

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), reuniu os gestores da Instituição na última sexta-feira (30), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, para apresentar o Planejamento Estratégico Sistêmico, elaborado por todos os diretores e coordenadores que fazem a Socioeducação do Estado.

O Planejamento Estratégico Sistêmico se trata de um processo de esquematização integrada entre todos os setores da Instituição. O estudo aborda grande parte dos desafios da atual gestão da Fundac que se resumem em: estabelecer calendário de reuniões de gestão; estabelecer metas e tempo de realização das ações; comando único em todas as unidades; cooperação técnica e fluxos de atendimento compartilhado; e sintonia da gestão técnica, administrativa e financeira.

Segundo Waleska Ramalho, presidente da Fundac, a construção do planejamento teve início em fevereiro de 2021 e cada gestor fez o seu. “Adotamos um instrumento que pautou três diretrizes fundamentais que vão guiar a nossa gestão em ações a curto, médio e longo prazo: a otimização dos gastos e organização dos processos administrativos e financeiros; o aprimoramento da gestão do trabalho e diretividade no processo socioeducativo; e a organização espacial do patrimônio material e imaterial da Fundac”, detalhou.

“A política de socioeducação precisa ter eficácia, eficiência e efetividade. Agora, mais do que nunca, seremos grandes gestores porque o desafio está posto e a Fundac aceita desafios e vai vencer desafios. Quero agradecer a cada um que está aqui. A essa equipe que tem feito e vai fazer grande diferença no estado da Paraíba”, disse Waleska Ramalho.

A reunião contou com a participação de Tibério Limeira, secretário de Estado do Desenvolvimento que iniciou sua fala externando o prazer de estar participando da I Reunião de Gestores da Fundac. “Temos um grande desafio pela frente, tanto por estarmos passando por um processo de transição na presidência da Fundac como também, pela chegada de novos agentes socioeducativos. Porém, o Sistema está no seu melhor momento por não está pressionado como já esteve”, avaliou.

“Fico muito feliz por estar à frente da Secretaria do Desenvolvimento Humano no momento em que a mulher que assume o comando da Fundac é uma servidora de carreira. Isso é um motivo de muito orgulho e felicidade para nós. Temos muitos desafios tanto estruturais como administrativos, e muitas demandas históricas para vencer”, externou.

Tibério acredita que a proposta do planejamento estratégico seja de afinar cada vez mais as relações, a capacidade de trabalho e a sintonia. “É fundamental que todas as decisões se deem de maneira horizontal e coletiva, assim, conseguimos avançar mais rápido e com mais consistência”, pontuou.

“A Sedh estará sempre à disposição para contribuir com os avanços da Fundac. Estaremos sintonizados, alinhados e trabalhando pela Secretaria para construir um Sistema Socioeducativo cada vez mais forte e uma política cada vez humanizada, o que rege o Sistema Nacional”, enfatizou Tibério Limeira.

“Nosso principal objetivo é materializar o processo de gestão estratégico e sistêmico. Para mim, como professora na disciplina de Planejamento, não seria diferente. Vamos iniciar a gestão discutindo o assunto. Esse será o modelo de formato de gestão que nós iremos implementar. Um modelo que dialoga: sede, unidades e setores”, concluiu a presidente da Fundac.

O segundo momento da reunião contou com a apresentação de um diagnóstico de segurança, realizada pelo tenente Astronadc Pereira de Moraes. Na ocasião, o coordenador apresentou uma Nota Técnica decorrente de pesquisas presenciais a partir de escutas e observações dos diretores e agentes socioeducativos realizadas pela coordenação de segurança da Fundac.

O estudo técnico analisou as diversas informações a respeito da segurança das Unidades Socioeducativas da Fundac colocadas por funcionários, agentes socioeducativos e diretores, com o objetivo de estabelecer normas e padrões adequados e suficientes para a garantia da segurança nas unidades, assim como identificar seus eventuais impactos.

“O relatório em tópicos produzido através da coleta de informações possibilita e motiva a gestão da Fundac a tornar prioridade o efetivo e imediato emprego do Plano de Segurança da Fundac por todas as Unidades Socioeducativas, bem como, pela unidade administrativa, em âmbito estadual”, explicou o tenente Pereira.

O Plano de Segurança é um instrumento de gestão para todos os procedimentos de segurança e significa o aprimoramento para novos marcos regulatórios para que o atendimento possa produzir efeitos qualitativos e o arrefecimento de possíveis falhas na condução dos procedimentos no Sistema de Atendimento Socioeducativo da Fundac.

“Para sermos uma referência em Socioeducação, precisamos trabalhar em plena sinergia, não apenas no âmbito estratégico, tático e operacional, mas também com os adolescentes e jovens. Essa energia precisa influenciar todo o processo de transformações significativas na vida de pessoas e somos nós, que estamos efetivamente no processo, que devemos promover essa mudança”, acredita o coordenador de Segurança da Fundac.