Notícias

Fundac capacita servidores e garante respeito à diversidade humana no sistema socioeducativo

publicado: 22/03/2023 17h30, última modificação: 28/03/2023 14h20
1 | 2
2 | 2
963acb9a-b101-490a-9471-4a351e7a6445.jpeg
d41f94f4-f9c4-4b46-80b9-7351e3a45a96.jpeg

Com o objetivo de garantir o respeito à diversidade humana dentro do Sistema Socioeducativo do Estado da Paraíba, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) acaba de firmar parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), para capacitação de servidores das unidades socioeducativas.

A formação, coordenada pelo setor de Diversidade Étnico-Racial, Gênero e Orientação Sexual da Fundac (Diretoria Técnica), atenderá, inicialmente, as equipes técnicas, agentes socioeducativos e servidores do Complexo Lar do Garoto (Lagoa Seca) e Centro Educacional do Adolescente – CEA (Sousa), através do Centro de Referência LGBTQIAPN+ Luciano Bezerra, em Campina Grande.

De acordo com o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o objetivo do projeto é assegurar no ambiente socioeducativo respeito e orientação no trato das pessoas com orientações e identidades de gênero que não estão postas dentro das imposições hetero normativas, visando, assim, diminuir qualquer tipo de preconceito que coloque essa população à margem da sociedade.

“Precisamos garantir que a população LGBTQIAPN+, assim como qualquer outro cidadão, tenha acesso aos direitos básicos previstos na Constituição e assegurar que não haja nenhum tipo de preconceito dentro dos nossos espaços, seguindo assim a diretriz do nosso governador João Azevêdo.”, disse.

Nessa terça-feira (21), a parceria deu seu pontapé inicial e reuniu representantes do setor de Diversidade Étnico-Racial, Gênero e Orientação Sexual da Fundac (Andreina Gama) e do Centro Estadual de Referência dos Direitos LGBTQIAPN+ de Campina Grande (Laura Brasil e Yara Pereira) com servidores do Complexo Lar do Garoto para dialogar sobre os avanços e direitos alcançados nas esferas da Justiça seja ela federal ou estadual, na perspectiva de tornar os profissionais mais empáticos, quanto aos direitos adquiridos por essa população.

A formação terá início no mês de abril em duas unidades socioeducativas localizadas na região de Campina Grande. As demais unidades de internação da Fundac, localizadas em João Pessoa, também serão contempladas pela parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e do Desenvolvimento Humano, por meio dos Centros de Referência dos Direitos LGBTQIAPN+ da região.