ECIS COMEMORA SÃO JOÃO DE FORMA REMOTA COM SOCIOEDUCANDOS DO CSE, CEJ E CEA (SOUSA)

publicado: 23/06/2021 14h26, última modificação: 25/06/2021 19h44
WhatsApp Image 2021-06-22 at 08.31.58.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-22 at 08.21.45 (1).jpeg
FS.jpg
WhatsApp Image 2021-06-22 at 11.29.40.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-22 at 11.00.30.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-22 at 08.47.10.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-22 at 11.00.29 (1).jpeg

Foi em meio a muita tradição e alegria que os adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais no Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE, no Centro Educacional do Jovem – CEJ e no Centro Educacional do Adolescente – CEA (Sousa) participaram dos festejos juninos organizados pela Escola Cidadã Integral Socioeducativa, que funciona nas Unidades de Internação da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), nesta terça-feira (22).

Segundo Tatiana Pinangé, diretora da ECIS Almirante Saldanha, devido às medidas de segurança sanitária, para evitar a disseminação do coronavírus, esse ano a comemoração dos festejos juninos passaram a ser virtuais, denominando-se "Arraiá Virtuá". "Um esforço coletivo para que pudéssemos trazer aos nossos estudantes um pouco do gostinho do São João, relembrando a infância e comemorando essa data que é tão importante para todo o povo nordestino", comentou.

“As atividades contaram com o envolvimento das coordenações pedagógicas, de todos os professores, dos estudantes, da equipe de apoio da escola e das equipes técnicas e direções das unidades. Um verdadeiro trabalho em equipe para criação dos cenários juninos, de onde aconteceram as lives que trouxeram toda a alegria e informações culturais do São João, de forma educativa, lúdica e muito divertida”, detalhou a diretora da ECIS Almirante Saldanha.

As comemorações contaram ainda com o suporte da diretoria técnica, através do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, coordenado por Taiza Gomes. “É sempre um prazer para nós colaborar com esses momentos e a diretoria técnica segue em parceria com a ECIS no apoio e suporte para a realização das atividades. Fizemos a entrega de kits lanches, realizamos falas durante as atividades e incentivamos a participação dos socioeducandos”, disse a coordenadora.

No Centro Socioeducativo Edson Mota a Escola organizou esse momento virtual como atividade educativa e cultural para os alunos da unidade, buscando o fortalecimento dos laços e a valorização das tradições. “Esse ano, mesmo com a pandemia, não deixamos esse dia em branco, pois as festas juninas carregam a marca da cultura e tradição do nosso povo, como por exemplo: comidas, quadrilhas e músicas”, observou Rute Vieira, coordenadora pedagógica do CSE.

“Como ato educativo a Escola no CSE, trouxe apresentações musicais com banda composta pelos professores Geimison Bronzeado (música), Wagner Oliveira e Pablo Ramires. Durante as abordagens da cultura junina, os participantes apresentaram cordéis, homenagearam o escritor José Lins do Rego e valorizaram as danças como: xaxado, coco de roda e forró”, frisou Rute Vieira.

O São João do Centro Educacional do Jovem foi organizado pela direção da ECIS (Tatiana), coordenação pedagógica (Hilka) e direção da unidade (Wendow), com a colaboração dos professores e agentes socioeducativos, além do apoio do eixo Família e equipe técnica de referência. “Parabenizamos a todos os envolvidos que mesmo diante da atual conjuntura, não deixaram esta tradição junina passar em branco”, agradeceu Nara Janaina Pereira de Oliveira, coordenadora técnica da Unidade.

“O acolhimento foi feito ao som do trio pé de serra formado pelo agente socioeducativo Marcell Gomes (sanfona), o professor Richardson Galdino (triângulo), e o professor Carlos Eduardo Meireles (zabumba), além da participação especial do socioeducando P.A.B como integrante da banda, que levou muita música raiz para os socioeducandos. As pedagogas abordaram a história dos santos juninos, além da contextualização dessas festas no Brasil, danças, quadrilhas, comidas típicas e simpatias. Lembrando ainda um pouco da história de José Lins do Rêgo”, detalhou Hilka Cristina Pareira Macieira, coordenadora pedagógica do CEJ.

“Em meio ao cenário que estamos vivenciando, o CEA/Sousa também não poderia deixar comemorar as festividades juninas, que fazem parte da nossa raiz. Esperamos o mês de junho chegar para vivenciar nossa cultura, com muita alegria e emoção, além de todos os cuidados, uso de máscara e álcool em gel. O momento foi marcado por brincadeiras, sorteios, comidas típicas e muito forró”, comentou Izaura Rutyelle de Oliveira Santos, vice-diretora e coordenadora técnica da Unidade.

“Quero agradecer a presença da Presidente Waleska Ramalho, do tenente Pereira e Nilton (coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer), que somaram com essa festividade. Viva o São João, viva o São Pedro!!”, lembrou Izaura.

Para Maria do Socorro Moura de Magalhães, coordenadora pedagógica da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Mestre Júlio Sarmento, anexo CEA, em Sousa, mesmo em tempos difíceis não se deve perder a esperança. “Nada melhor do que festejar com alegria o período mais esperado por nós nordestinos onde celebramos nossas raízes, tradições e cultura. Nessa perspectiva a Escola, com a colaboração dos professores, direção e agentes socioeducativos realizou mais um animado arraiá junino com sorteios de brindes, comidas típicas, muito forró e animação. Foi danado de bão!”, recordou.

"É a escola se reinventando para poder se adaptar a atual realidade que estamos vivendo, na perspectiva de continuar trazendo aos nossos estudantes esses momentos lúdicos que eles tanto gostam e que são de suma importância para todo o processo de ensino/aprendizagem que é proposto pelo modelo da nossa Escola", finalizou Tatiana Pinangé.