Notícias
IberoArte: João Pessoa sedia evento internacional sobre artesanato

Nesta segunda, dia 27/01, acontece em João Pessoa o IberoArte, um encontro internacional que tem o objetivo de criar o Conselho Ibero-americano para o Artesanato e a Arte Popular. Estarão presentes representantes das cidades que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, das Cidades Artesanais do Conselho Mundial de Artesanato, além de instituições nacionais. O encontro acontece no Ancoradouro, no bairro Jardim Oceania, e será híbrido, com participações presenciais e virtuais.
O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico - Setde e Programa do Artesanato Paraibano - PAP; Prefeitura Municipal de João Pessoa e Sebrae - PB. As lideranças chegam à Paraíba também para a participação no Encontro Nacional de Gestores do Artesanato do Sebrae e para conhecer o 39º Salão do Artesanato Paraibano, que está acontecendo na orla de Tambaú.
O IberoArte é uma entidade consultiva que congrega entidades públicas e privadas, além de especialistas de países Ibero-Americanos (ou seja, de países da América Latina, Portugal e Espanha) ligados ao artesanato e à arte popular. Seu propósito é auxiliar e/ou fornecer suporte a governos locais, regionais ou nacionais na criação e monitoramento de políticas públicas voltadas para o fomento e a valorização do artesanato e das artes populares, em toda a sua variedade e manifestações únicas.
Para a secretária da Setde, Rosália Lucas, o encontro é de extrema importância para o fortalecimento do artesanato. “Este encontro, que estamos viabilizando junto a parceiros tão importantes, é fruto de muita articulação e diálogo que tem um propósito muito importante: fortalecer a arte e os artistas. Quando temos uma rede forte como o nosso PAP e ela se alia a outras instâncias nacionais e internacionais, todos saem ganhando. É mais um passo que estamos dando na consolidação e ampliação da nossa rede de artesão e artesanato”, comenta.
A Paraíba é um exemplo de como a criatividade cultural e o capital intelectual podem gerar valor econômico e fomentar o empreendedorismo. O estado tem 2 das 14 cidades brasileiras que receberam o selo da Unesco de cidades criativas. João Pessoa tem o selo de Cidade Criativa do Artesanato e da Arte Popular e Campina Grande tem o selo de Cidade Criativa das Artes Midiáticas, pois a cidade tem projetos que incluem um Festival de Artes Midiáticas, um laboratório de inovação e o mapeamento da economia criativa.
Marianne Góes, coordenadora do Labin - Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato, que é ponto focal de João Pessoa na Rede de Cidades Criativas da Unesco, comenta sobre a realização do IberoArte. “Para nós é um grande orgulho, é um marco histórico ter esse evento sendo sediado em João Pessoa e na Paraíba, porque nossa capital é a única cidade do Brasil a fazer parte da Rede Mundial de Criativas da Unesco no segmento artesanato e arte popular. E o Estado vem fazendo história em relação a todas as ações desenvolvidas em prol do artesanato, através da Setde e do PAP e o LABIN, é uma prova disso. É uma parceria única entre Estado, Prefeitura e Sebrae, pensada e desenvolvida exatamente para trabalhar com artesãos.”
A classificação como Cidade Criativa da Unesco permite que as cidades participem de intercâmbios internacionais de experiências e conhecimentos. O objetivo é estimular a colaboração entre as cidades para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Ao todo, são 14 cidades ibero-americanas que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco na área artesanal e 12 cidades latino-americanas que fazem parte da Rede do Conselho Mundial de Artesanato (WCC). Os representantes destas cidades buscam um ambiente institucional para expressar suas inquietações, expectativas, desejos e propostas.
Confira a programação do IberoArte e as presenças confirmadas:
Dia 27 de janeiro de 2025 – João Pessoa – Brasil
Manhã (sessão aberta ao público)
8h30 – Abertura do evento
9h – Painel de cooperação (cada convidado apresentará, no tempo máximo de 15 minutos, uma ação ou projeto de colaboração âmbito do IberoArte)
Participações confirmadas:
Presencialmente
-
Ana Lorena Leite Nóbrega – Ponto focal de Monteiro
-
Daniel Rendon Farfán – Coordenador de relações internacionais de Puebla (México)
-
Danilo de Oliveira Aleixo - CompCult - Laboratório de Inovação na Economia Criativ
-
Durcelice Candida Mascene – Gestora do Programa de Artesanato do SEBRAE Nacional
-
Eduardo Barroso Neto – Prefeitura de João Pessoa, Ponto focal UCCN
-
Fábio Morares – Diretor do Museu do Artesanato da Paraíba
-
Greta de Leon – Diretora executiva American Research Network (EUA)
-
Jimena Puyo Posada – Diretora Fundação Patrimonio Colombia – (Colômbia)
-
Luiz Viana – Diretor de Economia Criativa de Ouro Preto
-
Marcia Oliveira - Presidente da CNARTS – Confederação Nacional dos Artesãos (Brasil)
-
Marianne Góes – Diretora de Economia Criativa Prefeitura de João Pessoa
-
Marielza Rodriguez – Coordenadora do PAP – Programa de Artesanato da Paraíba
-
Patrícia Margarida Santos Carvalheiro Coelho – Câmara de vereadores de Castelo Branco (Portugal)
-
Susana Maria Ribeiro Lopes Farinha – Chefe divisão de turismo de Castelo Branco (Portugal)
-
Suzana Fernandes – Representante do Prefeito de Ouro Preto
-
Vaulene Rodriguez – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa
Virtualmente
-
Andrea Vasquez – Presidente do Instituto Paraguaio de Artesanato
-
Angel Muenters – Ponto focal da Cidade de Montecristi (Equador)
-
Cándida Fernandez – Diretora de Fomento Cultural BANAMEX (México)
-
Emma Yáñez Rizo - representando do INAH - Instituto Nacional de Antropologia e História (México)
-
Gabriele Cabrera – Diretora de Manos del Uruguai (Uruguai)
-
Indrasen Vencatachellun – Presidente da RIDA – Rede Internacional para o Desenvolvimento do Artesanato (França)
-
Isaac Jonatan Cordero Hernández - Ponto focal San Cristobal de las Casas (México)
-
Jose Antonio Velarde Dias – Ponto focal de Pikimachay (Peru)
-
Jose Rafael Vecino Oliveros – Subgerente Artesanais de Colombia
-
Josiane Masson – Diretora Geral ARTESOL
-
Lisa Robaina Acosta, Ponto Focal substituta da Cidade de Trinidad (Cuba)
-
Mara Mercedes Figueroa – Punto Focal de Pasto (Colômbia)
-
Marga Crespo Trevijano, Directora de Innovarte (Espanha)
-
Mariana Muñoz Couto - Directora comercial URIARTE (México)
-
Martin Jara Carmine – Ponto focal Puerto Montt (Chile)
-
Mauro Escudero Lacroix - Dirección Nacional de Artesanías Pequeñas y Medianas Empresas (Uruguai)
-
Miguel Esteves – Ponto Focal de Barcelos (Portugal)
-
Radelex Vladimir Cartaya Matamoros , Ponto Focal da Ciudade de Trinidad (Cuba)
-
Richard de la Cruz – Ponto focal Ayacucho (Peru)
-
Rocío Blázquez Peredo coordenadora de arte popular de fomento cultural Banamex (México)
-
Ronald Mejía Esquivel – Secretaria Tecnica Ministério Economia, Industroa e Comercio (Costa Rica)
-
Roxana Amarilla – Diretora de MATRA – Buenos Aires (Argentina)
-
Surnai Benitez - Presidente do Fondo Cubano de Bienes Culturales (CUBA)
-
Valentin Guerrero – Presidente MIC (Republica Dominicana)
Tarde (sessão exclusiva para os membros fundadores IberoArte)
14h – Abertura da sessão de criação do IberoArte – Leitura dos Estatutos
14h30 – Assembleia de criação – Registro das instituições participantes (presenciais e virtuais) – Votação dos Estatutos
15h – Apresentação dos nomes para compor a mesa diretora – Leitura das notas propositivas – (cada membro fundador poderá propor um nome para compor a mesa diretora do IberoArte, que, por sua vez, apesentará uma Carta de Intenções)
15h30 – Votação de constituição da mesa diretora (presidente, vice-presidente e 3 diretores)
16h – Apresentação e votação dos nomes de sócios honorários (cada membro fundador poderá apresentar propostas de nomes para membros honorários, com justificativas para esta escolha – projeção internacional na promoção do setor artesanal)
17h – Encerramento – Leitura da ata de criação do IberoArte