SERI-PB: 43 anos de atuação fundamental na representação e apoio aos paraibanos, em Brasília

publicado: 07/11/2023 10h25, última modificação: 07/11/2023 10h25

A Secretaria de Representação Institucional do Governo da Paraíba, localizada em Brasília, celebra 43 anos de trabalho incansável e dedicação em prol do desenvolvimento do Estado. Desde a sua criação, a SERI-PB tem desempenhado um papel crucial na promoção dos interesses da Paraíba em nível nacional e internacional.

No seu cotidiano, a equipe da SERI desempenha ações fundamentais, atuando como elo de ligação entre o governo da Paraíba e o governo federal, órgãos internacionais e a bancada federal. Além disso, oferece suporte técnico a autoridades como o governador, vice governador secretários de Estado, municípios paraibanos e órgãos públicos em Brasília. Sua missão é representar a Paraíba de forma eficaz nas diversas interlocuções na capital do país.

A secretária, Suely Santiago, expressa sua gratidão pela dedicação da equipe e pela parceria com outros órgãos e entidades. Ele enfatiza que a SERI-PB não apenas comemora mais um ano de existência, mas também celebra a realização da sua missão em direção a um futuro melhor para os paraibanos.

O trabalho da SERI na área de relações internacionais tem sido de extrema importância, especialmente no que diz respeito à repatriação de paraibanos que se encontram no exterior. Durante a pandemia, a SERI-PB desempenhou um papel crucial na repatriação de cerca de 600 pessoas, incluindo estudantes do programa Conexão Mundo.

Além disso, a secretaria demonstrou agilidade e eficiência em momentos críticos, como nas recentes guerras entre Rússia e Ucrânia e no conflito entre Hamas e Israel. A Seri-PB atuou prontamente para monitorar e, quando possível, repatriar os paraibanos que estavam nessas regiões de conflito, garantindo a segurança e o retorno de seus conterrâneos ao estado.

“É uma grande alegria ver várias ações sendo realizadas: obras, repatriações, articulações, projetos estruturantes se tornando realidade, como o Hospital da Mulher, que da obra é de uma emenda parlamentar que acompanhamos desde o início. Também menciono o Centro de Convenções de Campina Grande, operações de crédito importantes. Hoje, vemos a viabilidade de obras que estão saindo do papel na gestão do Governador João Azevedo. Portanto, esse é o papel que a SERI desempenha, e hoje podemos ver a concretização na gestão do Governador João Azevedo, o que torna este trabalho ainda mais gratificante. Agradeço a todos os servidores e aos secretários que já passaram pela secretaria durante todo esse tempo, pois realmente é uma história bonita de se ver", afirmou Adauto Fernandes, secretário executivo.

A SERI-PB continua a desempenhar um papel fundamental na promoção dos interesses da Paraíba e na assistência aos paraibanos em diversas situações. Seus 43 anos de atuação são um testemunho do comprometimento em construir um futuro melhor para o Estado e seus cidadãos.