Governo da Paraíba segue em contato com familiares de paraibana que foi encontrada na Ucrânia.

publicado: 29/03/2022 16h45, última modificação: 29/03/2022 16h45

A paraibana, Silvana Pilipenko, de 53 anos, que estava desaparecida na Ucrânia, foi localizada pelos familiares. Após várias reuniões com o Ministério do Itamaraty, com a embaixada do Brasil na Ucrânia e com o auxílio do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Representação Institucional, o filho da artesã, Gabriel Pilipenko, de 26 anos, conseguiu localizar a paraibana e o seu esposo, que é ucraniano, desaparecidos em Mariupol.

O próprio Gabriel confirmou a informação através de uma postagem: “Estão bem. Estão saindo da Ucrânia”, disse.

A irmã de Silvana também se pronunciou. De acordo com Mere Vicente, a brasileira ainda estava na Ucrânia, mas seu retorno para perto da família já está sendo providenciado.

“Eles estavam dentro da Ucrânia. Meu sobrinho contratou um motorista para entrar lá e eles estão indo para Crimeia”, declarou Mere.

O trabalho para encontrar a paraibana Silvana Pilipenko contou com o suporte da Secretária de Representação Institucional da Paraiba, que fica localizada em Brasília e intermediou todos os contatos, através do Ministério do Itamaraty. O secretário Adauto Fernandes, esteve em reuniões com representantes da Ucrânia e do Ministério das Relações Exteriores, viabilizando a busca pela paraibana.

“O contato com o Gabriel começou há pouco mais de 10 dias, fizemos várias videoconferências no Itamaraty e conseguimos encontrar o endereço onde ela se encontrava. O Governo do Estado ajudou em toda interlocução com as embaixadas e com os familiares, buscando informações todos os dias, mesmo com a prerrogativa de repatriação sendo de responsabilidade do Itamaraty. Não desistimos em nenhum momento e o resultado foi a localização do casal, que está se dirigindo ao encontro dos familiares”, disse Adauto.

A SERI permanece em contato com os familiares da paraibana, até que ela chegue ao seu destino em segurança.

Silvana Pilipenko desapareceu no dia de março, na cidade de Mariupol, onde residia com o marido que é ucraniano. A região está sendo um dos principais alvos de ataques da Rússia no confronto com a Ucrânia.