Notícias

Governador João Azevedo participa da inauguração do Memorial do Artesanato Paraibano, em Brasília

publicado: 05/05/2022 23h43, última modificação: 05/05/2022 23h43

O Governador João Azevedo participou, nesta  quinta-feira (05), da inauguração do Memorial Permanente do Artesanato Paraibano, localizado na Secretária de Representação do Estado, em Brasília. Na ocasião, foram expostas peças de artesãos paraibanos, que estão na Capital Federal para participar do 15º Salão do Artesanato, que foi lançando nesta quarta-feira (04).

Ao lado da primeira-dama, Ana Maria Lins, o governador ressaltou a importância da valorização do artesanato da Paraíba e da exposição de artistas locais em feiras nacionais e internacionais.

“Muitas cidades paraibanas tem o artesanato como base econômica, na produção de produtos como redes e peças de decoração. A inauguração de um Memorial Permanente e o apoio para que esses artistas participem de feiras nacionais e internacionais são a representação do valor que a cultura tem para o nosso Estado. E essa arte tem que se manter sempre viva e sendo estimulada para que a nossa cultura fique cada vez mais forte.”

Por ser o ponto de apoio do Governo do Estado em Brasília, a SERI foi o local escolhido para acolher o Memorial Permanente do Artesanato Paraibano. Para o Secretário de Representação, Adauto Fernandes, essa é uma forma de expandir a relevância da cultura paraibana para o mundo.

“A SERI é o espaço em que os parlamentares e paraibanos que estão em Brasília se encontram. Esse será o espaço destinado à valorização e divulgação do nosso artesanato, ressaltando a nossa cultura em diversas esperas.”

A primeira-dama, Ana Maria Lins, também destacou a importância da presença da Paraíba, com um stand no 15º Salão do Artesanato.

“A Paraíba participando, mais uma vez, deste Salão, com a exposição do trabalho de vários artesãos, com diferentes tipologias, é uma vitória principalmente após o período da pandemia. É muito importante o apoio do governo do Estado ao trabalho dos artesãos e a preservação da cultura.”

O projeto do Memorial Permanente do Artesanato é de autoria da arquiteta Bárbara Torres, integrante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano.

 

Salão do Artesanato

Nesta 15ª versão, o Salão do Artesanato ressalta a importância da Cultura e da Arte, que sobreviveu a pandemia. A feira possibilita a exposição de peças produzidas manualmente e o intercâmbio de informações e experiências ente artistas de todos os estados brasileiros.

O stand da Paraíba conta com a presença de 11 artesãos, que representam diversas comunidades culturais do Estado

“Brasília é uma grande vitrine para o artesanato paraibano. A maioria dos artesãos que estão aqui vivem no anonimato, em sítios e comunidades quilombolas, como é o caso da Mestra-artesã, Maria Martha. Essa é uma oportunidade que gera a venda e distribuição do nosso artesanato para lojistas de todo o Brasil e turistas de todo o mundo”, destacou a coordenadora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodrigues.