Publicado convite para manifestação de interesse de serviço de consultoria para o desenvolvimento do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão por Resultados (SIPGR)

publicado: 08/05/2024 18h12, última modificação: 08/05/2024 18h12

A Secretaria de Estado da Administração publicou no diário oficial do estado do último sábado (4) convite para que empresas possam apresentar manifestação de interesse em serviços de consultoria para o Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado da Paraíba - PROFISCO II, projeto este financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os serviços de Consultoria compreendem a prestação de serviços técnicos especializados para desenvolver metodologia e implantar o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão por Resultados (SIPGR), na administração pública estadual, com previsão de execução de até 24 meses.

De acordo com o secretário do estado de planejamento, orçamento e gestão, Gilmar Martins, o SIPGR irá consolidar a cultura do planejamento de longo prazo no estado, baseada em dados, evidências e na escuta popular, que possibilitará a atualização da carteira de projetos, orientará o planejamento de médio e curto prazo e possibilitará o monitoramento e avalição dos resultados das políticas públicas.

A Consultoria deve atender aos seguintes objetivos: desenho e implementação de uma plataforma digital que permita a captura, tratamento e disponibilização de dados públicos permitindo a realização de análise exploratória de dados e mediante o uso de técnicas avançadas de análise de dados, que subsidiará o desenvolvimento da diagnose socioeconômico e ambiental do estado; aporte de metodologia para o desenho e apoio para a implementação do plano estratégico e o modelo de gestão para resultados para a administração pública, garantindo o alinhamento com os instrumentos de planejamento PPA/LDO/LOA e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS.

Além disso, os serviços de Consultoria também devem satisfazer a: implantação de modelo de gestão dos investimentos públicos do estado e a carteira de projetos; implantação de metodologia para avaliação de resultados de projetos e políticas públicas; apoio à configuração e implantação de ferramenta de software para o gerenciamento da execução da estratégia; apoiar o gerenciamento de portfólios e projetos; implantação de plano de capacitação e programa de gestão da mudança que visam garantir a internalização da cultura do planejamento estratégico com foco em resultados

As empresas de consultoria interessadas deverão proporcionar informações que indique que estão qualificadas para prestar os serviços, através da apresentação do portfólio, atestados, contratos, declarações, emitidas por órgãos ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, ou empresa privada, devendo constar a descrição de serviços similares realizados, de modo a demonstrarem experiência compatível com os objetivos.

A empresa consultora será selecionada de acordo com a Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), conforme políticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento - GN - 2350-15. As empresas consultoras interessadas podem obter mais informações pelo e-mail: comissaoprofisco@centraldecompras.pb.gov.br, dia 27 de maio de 2024.