Notícias

Paraíba participa de discussões sobre planejamento estratégico durante Fórum do Conseplan

publicado: 05/12/2025 21h48, última modificação: 05/12/2025 21h49
WhatsApp Image 2025-12-05 at 20.46.21.jpeg

A participação da Paraíba no Fórum Nacional do Conselho dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), realizado entre 3 e 5 de dezembro no Rio de Janeiro, posicionou o estado no centro das discussões mais relevantes da agenda nacional de planejamento, eficiência do gasto público e governança federativa.

Representado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, o estado reforçou seu alinhamento à agenda nacional e destacou avanços na integração entre planejamento, orçamento, uso de evidências e modernização da gestão pública.

Durante o evento, Gilmar Martins participou do painel “A Reforma Administrativa sob a Ótica do Planejamento, Orçamento e da Eficiência do Gasto Público”, debatendo os desafios do país na melhoria dos instrumentos de gestão e no fortalecimento da capacidade de investimento dos estados.

“A participação em mais um fórum da Conseplan nos permitiu alinhar prioridades e, principalmente, trazer à tona debates sobre os principais pontos relacionados ao planejamento estratégico, tão importante para o desenvolvimento dos estados”, destacou Gilmar.

Planejamento nacional e desafios estruturais

Ao longo dos três dias, especialistas de instituições como o Ministério do Planejamento e Orçamento, IPEA e Senado Federal analisaram temas centrais como:

• Reforma administrativa
• Impacto das emendas parlamentares no orçamento
• Governo digital
• Integração entre planejamento e orçamento
• Governança federativa para um Estado mais eficiente

Uma das discussões de maior destaque foi conduzida pela secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, que reforçou que o Brasil precisa de respostas imediatas para desafios estruturais, como superar a fome, ampliar escolarização, enfrentar desigualdades, preparar a força de trabalho para a transição demográfica e elevar a taxa de investimentos do país.

Debate sobre transição demográfica e sustentabilidade

O especialista em Gestão Fiscal do BID, André Martinez, observou que a população economicamente ativa no Brasil tende a encolher enquanto cresce a faixa acima de 60 anos, o que aumentará a pressão sobre o orçamento público. Ele destacou a necessidade de fortalecer o planejamento fiscal e institucional de longo prazo, eixo estruturante da Estratégia Brasil 2050.

Revista Conseplan e integração entre estados

A programação do Fórum também marcou o lançamento da segunda edição da Revista do Conseplan, publicação que consolida reflexões técnicas, artigos e experiências dos estados. O material está disponível para consulta online neste link https://drive.google.com/file/d/1rLeNnUSKJCiWCKphXWdmlgIQfTmKb_WU/view?usp=drivesdk