SEDH reúne coordenadores dos Creas regionais para avaliação trimestral

publicado: 01/07/2019 11h49, última modificação: 01/07/2019 11h50
28-06-2019 Reunião CREAS - fotos Luciana Bessa (2).JPG
28-06-2019 Reunião CREAS - fotos Luciana Bessa (7).JPG
28-06-2019 Reunião CREAS - fotos Luciana Bessa (10).JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), por meio da Gerência Operacional de Média Complexidade reuniu, na sexta-feira (28), os coordenadores dos 26 Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) polos Regionais presentes no Estado.

A reunião trimestral tem o objetivo de alinhar as orientações acerca do monitoramento das ações ofertadas às famílias e aos indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, fortalecendo assim os Creas Regionais para o desempenho do seu papel de coordenar e articular os serviços com a rede de assistência social do seu território de abrangência.

Durante o dia a equipe de coordenação dos Creas da Sedh realizou um diálogo sobre o Tráfico de Pessoas e a Alta Complexidade. Também expôs a necessidade de as unidades atentarem para o cumprimento das metas de atendimento e a importância de imprimir esforços para atingir índice mais elevado do IDCreas do que o alcançado em 2017.

Sobre o IDCreas, a gerente executiva da Proteção Social Especial, Madalena Dias, explica que “é um índice nacional que aponta a partir de diversos indicadores o desenvolvimento dos serviços oferecidos nos Creas. A avaliação é anual, porém o de 2018 ainda não foi divulgado, por essa razão estamos trabalhando com o de 2017. Nosso objetivo é aprimorar o trabalho nos Creas para elevar a avaliação no índice em nossas unidades regionais. ”

Já a coordenadora do Creas Regional de Riacho dos Cavalos, Lívia Vieira enfatizou que “a reunião tem grande importância porque acontece a cada três meses, que é um tempo realmente necessário para um balanço do que temos feito na gestão dos sete municípios que eu, por exemplo, tenho vinculado ao meu polo. Na Paraíba, conseguimos fazer uma avaliação em tempo menor do que em outros estados onde esta avaliação é feita anualmente. Aqui conseguimos avaliar os pontos positivos e negativos em tempo suficiente para que os negativos sejam corrigidos. Aquilo que está um pouco fora da curva nós conseguimos voltar com a orientação das nossas técnicas de referência”.

Os Creas são unidades da Assistência Social responsáveis por atender famílias e pessoas em situação de risco social ou violação de direitos. Na Paraíba são 26 Polos Creas Regionais, que com seus vinculados atendem 152 municípios.