Notícias

Sedh realiza visita de monitoramento ao Centro Socioeducativo Edson Mota

publicado: 11/10/2021 07h32, última modificação: 16/10/2021 10h09
1 | 5
Por Alberto Machado
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
07-10-21 visita das Gerentes do SINASE ao Centro Socioeducativo Edson Mota-foto-Alberto Machado   (11).JPG
07-10-21 visita das Gerentes do SINASE ao Centro Socioeducativo Edson Mota-foto-Alberto Machado   (15).JPG
07-10-21 visita das Gerentes do SINASE ao Centro Socioeducativo Edson Mota-foto-Alberto Machado   (2).JPG
07-10-21 visita das Gerentes do SINASE ao Centro Socioeducativo Edson Mota-foto-Alberto Machado   (4).JPG
07-10-21 visita das Gerentes do SINASE ao Centro Socioeducativo Edson Mota-foto-Alberto Machado   (8).JPG

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da equipe técnica da Gerência Operacional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) realizou, no último dia 07, visita de monitoramento ao Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), em João Pessoa. O objetivo foi acompanhar como os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei do Sinase estão sendo efetivados na unidade.

Desde o final do mês de julho, as unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (FUNDAC) têm sido visitadas pela Gerência Operacional Sinase em vista do aperfeiçoamento do sistema socioeducativo do Estado.

“É de competência da Gerencia Sinase, monitorar as unidades de internação e semiliberdade em conformidade com as diretrizes da Lei 12.594/12 (Lei do Sinase) nas dimensões técnica, pedagógica e estrutural”, afirma a gerente operacional do Sinase na Paraíba, Carmem Dolores.

O monitoramento do CSE foi realizado por uma equipe composta pela assistente social, Josicleide Santana, pela psicóloga, Adriana Alves e pela gerente operacional do Sinase/PB, Carmem Dolores. Da unidade socioeducativa, acompanharam a visita, o diretor, Davi Lira de Oliveira, o vice-diretor, Waldir Victor de Barros, a coordenadora técnica, Renaly Sousa do Amaral, e as representantes da Diretoria Técnica (DITEC) da FUNDAC, Ziza Maia, do eixo Suporte Institucional e Pedagógico e Taíza Gomes, do eixo Família.

A unidade com capacidade para 80 socioeducandos, atualmente acolhe 36 adolescentes acompanhados por uma equipe composta por nove técnicos, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagoga e advogado. A unidade também conta com uma equipe de saúde básica preventiva para assistir os socioeducandos.

Além de monitorar todos os processos, o acompanhamento técnico, o processo pedagógico e a própria estrutura da unidade, as equipes avaliaram e alinharam demandas ainda necessárias, principalmente, junto a rede de assistência.

A representante da Diretoria Técnica e Coordenadora do Eixo de Gestão Institucional e Pedagógica, Ziza Maia, relata. “Na visita, durante o diálogo, pontuamos a necessidade de um alinhamento com a rede a fim de assegurar a convivência familiar. Temos socioeducandos oriundos do interior e a participação das secretarias de assistência para contribuir com o transporte dos familiares que não têm condições de estar vindo para as visitas, é importante. Esperamos em futura reunião com os Creas, efetivar esse apoio, bem como ações para a reinserção dos educandos, assegurando a convivência e a perspectiva do que é ofertado dentro da rede em seus municípios”, enfatiza.

O monitoramento dos Centros Socioaeducativos localizados na capital João Pessoa foi finalizado. Já tinham sido visitados a unidade Rita Gadelha, o Centro Educacional do Adolescente (CEA), o Centro Educacional do Jovem (CEJ) e a Semiliberdade. Em novembro, as visitas previstas ao Lar do Garoto, no município de Lagoa Seca e ao Centro Educacional do Adolescente(CEA), de Sousa finalizam o monitoramento no Estado.