Notícias
SEDH faz palestra em seminário sobre maturidade e cidadania
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), atendendo ao convite da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), participou nessa quarta-feira, (21), da mesa temática: A efetividade das políticas públicas da saúde dirigidas ao idoso, no V Seminário Interdisciplinar de Maturidade e Cidadania - Simac.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, convidada para proferir a palestra sob o tema: A efetividade das políticas para a pessoa idosa no Estado da Paraíba com ênfase nas ações desenvolvidas no âmbito da Política da Assistência Social, porém impossibilitada de participar devido a abertura da X Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba, foi representada pela técnica da Alta Complexidade da SEDH, a assistente social, Joilma de Oliveira dos Santos. A palestra contou ainda com a participação da promotora, Adriana Amorim Lacerda e do deputado Estadual, Inácio Falcão.
Para Joilma de Oliveira a participação da SEDH no evento “sinaliza que a gestão valoriza o diálogo constante com nos diversos espaços. Neste seminário viemos dialogar com a população idosa inscrita na UAMA, e demais especialistas que pretendem discutir sobre a efetividade das políticas públicas voltadas para esta parcela da população no estado da Paraíba”.
O coordenador da Universidade Aberta à Maturidade, professor Manuel Freire, lembra que a UAMA funciona desde 2009, um curso pioneiro no país e que atualmente conta com cerca de 200 idosos matriculados, nos campi de Campina Grande e Lagoa Seca. E anualmente realiza o Simac tratando de diversas temáticas direcionadas a pessoa idosa.
“Este ano, convidamos os três poderes para compor essa mesa, temos a Promotora, um deputado representando o Legislativo e o Executivo, - através da Secretaria de Desenvolvimento Humano - como objetivo de discutir o que esta sendo feito em termos de políticas públicas para a pessoa idosa. A partir do momento que a gente trabalha muito forte a saúde, um dos fatores principais são as políticas públicas desenvolvidas na Paraíba direcionadas à pessoa idosa, queremos buscar esta discussão com os três Poderes”, declarou o coordenador.