Centros de Referência Especializados da Assistência Social – Creas

Unidade pública estatal de referência de prestação de serviços especializados e continuados às famílias com crianças e adolescentes, mulheres, idosos, LGBT e pessoas com deficiência em situação de risco pessoal e/ou social. Esta, deve se constituir num pólo articulador e coordenador da Proteção Social e Especial de Média Complexidade.

OBJETIVO

O CREAS tem o objetivo de prestar atendimento especializado a pessoas com direitos violados.

PÚBLICO ALVO

Crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, LGBT dentre outros segmentos sujeitos a violação de direitos identificados no âmbito local.

SERVIÇOS OFERTADOS

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar cinco serviços tipificados, conforme a resolução 109/2009:

• ·         Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
  • ·         Serviço Especializado de Abordagem Social;
  • ·         Serviço Especializado de acompanhamento a Medida Socioeducativa em meio aberto;
  • ·         Serviço Especializado de atendimento a pessoas idosas e com deficiência;
  • ·         Serviço Especializado a pessoas em situação de rua.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes na área de abrangência, no Creas também se viabilizam informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estímulo a mobilização comunitária.

REGIONALIZAÇÃO

A regionalização do PAEFI constitui-se como uma das estratégias de ampliação do atendimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), direcionada a assegurar o acesso ao atendimento às populações dos municípios com até 20.000 habitantes.

Por meio da implantação do Creas Regional, que exige a atuação dos estados e municípios, pode-se garantir a cobertura do atendimento à população de pequenos municípios que não possuem esse serviço.

No Estado da Paraíba a Coordenação Estadual dos CREAS é localizada na Secretaria de Desenvolvimento Humano, situada na Avenida Epitácio Pessoa, 2501, Bairro dos Estados e  é representada pela Sra. Katiana Cavalcante e os contatos da Coordenação Estadual são:

• ·         via telefônica: 3133-4066/3133-4065
  • ·         via eletrônica: mediacomplexidade@sedh.pb.gov.br

No território paraibano existe a cobertura de 26 CREAS Regionais que abarcam no total 145 municípios, conforme tabela abaixo:

POLO REGIONAL E MUNICÍPIOS VINCULADOS

ALAGOINHA

Vinculados: Mulungú, Cuitegí, Pilõezinhos , Caldas Brandão e Juarez Tavóra..

ARAÇAGI

Vinculados: Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Sertãozinho e Curral de Cima e  Pedro Régis.

APARECIDA

Vinculados: São José da Lagoa Tapada, Marizópolis, São Domingos de Pombal e Cajazeirinhas e Vieiropolis.

ASSUNÇÃO

Vinculados: Gurjão, Santo André, Salgadinho e Tenório e Livramento.

BAÍA DA TRAIÇÃO

Vinculados: Mataraca, Capim, Cuité de Mamanguape e Jacaraú.

BARRA DE SÃO MIGUEL

Vinculados: São Domingos do Cariri, Cabaceiras, Caturité e Caraúbas e Boa Vista.

BARRA DE SANTA ROSA

Vinculados: Sossego, Algodão de Jandaira,  Damião, Nova Floresta e Frei Martinho.

CACIMBA DE DENTRO

Vinculados: Tacima, Riachão, Logradouro, Dona Inês, Caiçara e Serra da Raiz.

CAMALAÚ

Vinculados: Zabelê, São Sebastião de Umbuzeiro, São João do Tigre, Congo, Prata e Ouro Velho.

IBIARA

Vinculados: Diamante, Santa Inês, Boa Ventura e Pedra Branca.

LUCENA

Vinculados: Pilar, Cruz do Espírito Santo, São Miguel de Itaipú, Riachão do Poço e Pitimbú.

MALTA

Vinculados: Condado, Vista Serrana, São Bento de Pombal (São Bentinho e São José de Espinharas.   Paulista.

MANAÍRA

Vinculados: Santana de Mangueira, Curral Velho, Nova Olinda e Santana dos Garrotes

OLHO D’AGUA

Vinculados: Igaracy, Emas, Aguiar e Santa Terezinha.

RIACHO DOS CAVALOS

Vinculados: Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos e Jericó.  São José do Brejo do Cruz e Mato Grosso.

REMÍGIO

Vinculados: Alagoa Nova, Pilões, Arara e Casserengue.  Borborema

SALGADO DE SÃO FÉLIX

Vinculados: Mogeiro, Itatuba, São José dos Ramos e Juripiranga

SANTA CRUZ

Vinculados: Bom Sucesso, Lagoa, Lastro e São Francisco.

SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS

Vinculados: Serra Branca, Parari, Cacimbas e São João do Cariri.  Amparo e Coxixola.

SÃO JOSÉ DE PIRANHAS

Vinculados: Monte Horebe, Carrapateira, Bonito de Santa Fé e Serra Grande.

SANTA CECÍLIA

Vinculados: Riacho de Santo Antonio, Alcantil, Umbuzeiro e Gado Bravo.

SÃO S. LAGOA DE ROÇA

Vinculados: Areial, Montadas, Matinhas e Massaranduba  Puxinanã e Serra Redonda.

SÃO VICENTE DO SERIDÓ

Vinculados: Olivedos, Cubati, Pedra Lavrada e Baraúna

TAVARES

Vinculados: Imaculada, Água Branca, Juru e São José de Princesa.

TRIUNFO

Vinculados: Bernardino Batista, Bom Jesus, Santa Helena e Joca Claudino.

VÁRZEA

Vinculados: Quixaba, Passagem, Cacimba de Areia e São José do Bom Fim.   Areia de Baraúna.