Secretário Luiz Couto participa da Sessão Especial alusiva a Agricultura Familiar e entrega Plano Operativo ao governador João Azevedo

publicado: 20/06/2019 11h57, última modificação: 20/06/2019 11h57
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (11).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (1).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (2).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (3).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (4).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (5).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (6).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (7).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (8).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (9).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (10).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (12).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (13).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (14).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (15).jpeg
entrega plano operativo SEAFDS  19-20 (16).jpeg

Com o objetivo de fortalecer as ações do segmento da Agricultura Familiar na Paraíba, o secretário Luiz Couto, que é titular da pasta, entregou ao governador João Azevedo, O Plano Operativo com propostas para serem executadas pela Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido no biênio 2019/2020.

O Secretário, participou da Sessão Especial com ênfase para Agricultura Familiar, que aconteceu nesta sexta-feira (19), no Espaço Cultural em João Pessoa, e na ocasião entregou ao governador, João Azevedo, um Plano contendo propostas que visam contribuir com o desenvolvimento da Agricultura Familiar na Paraíba.

"Aqui, temos representantes de entidades, sindicatos e associações que entendem as lutas do agricultor familiar, então, não havia momento mais oportuno para dar ciência ao governador que estamos trabalhando com os agricultores familiares, desde o momento que chegamos na secretaria, o gestor não pode trabalhar só no gabinete, é preciso ir até a base conhecer o que é melhor para quem está na ponta. Como sabemos do compromisso do governo com os paraibanos, fazemos um trabalho externo para atender aos agricultores nos municípios, temos agenda diária com prefeitos, representantes de movimentos sociais, associações, a ideia é dialogar sobre as demandas e reivindicações e tentar dar solução. É neste aspecto que trabalhamos" destacou o secretário, Luiz Couto.

A Sessão Especial, foi proposta pelo Deputado Jeová Campos, o mesmo explicou o motivo da sessão, ter um caráter especial. "Amigas e amigos agricultores, é uma satisfação estar aqui hoje, momento importante pra vocês que vivem a Agricultura Familiar diariamente e para mim, que sou filho de agricultor e represento a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar na Assembléia Legislativa da Paraíba.

O nosso propósito aqui é entregar ao governador, João Azevedo, um grande projeto feito por muitas mãos. Dialogamos com todos os segmentos, visitamos e ouvimos os territórios, conversamos com as entidades, associações e conseguimos sistematizar todas as propostas.

A partir de hoje, o governador vai ter em mãos, um grande Projeto para implantar e beneficiar os agricultores familiares do estado. Eu e os deputados que representam a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, estamos dispostos a contribuir com o secretário Luiz Couto, porque sabemos do seu compromisso, para com a Agricultura Familiar e principalmente com agricultura de base agroecológica, ou seja, sem adição de agrotóxicos, valorizando, a cultura das sementes crioulas, vale ressaltar essa questão, como também as famílias agricultoras do nosso estado, tudo está contido neste projeto"

O deputado agradeceu aos seus pares, aos agricultores, ao secretário Luiz Couto e pediu ao governador que analise com carinho o documento que lhe foi entregue pela Frente Parlamentar.
"Governador, João Azevedo, estamos entregando um documento com diretrizes para a Agricultura Familiar no nosso estado. Sabemos do seu compromisso com esse segmento, quero agradecer a Vossa excelência, em nome da Frente Parlamentar e em nome de todos os agricultores aqui presentes. Hoje é um grande dia para todos nós" encerrou o deputado.

O governador João Azevedo, fez uma síntese das ações em execução para o segmento da agricultura familiar, com destaque para os projetos ligados a Secretaria da Agricultura Familiar, Cooperar e Procase e disse que vai levar o documento entregue pela Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, para ser analisado e posteriormente viabilizar o que for possível.

"Não tenho dúvidas de que a Agricultura Familiar é um setor estratégico, vamos acolher as demandas que está no documento, analisar todas as possibilidades e o que pudermos implantar vai ser feito. Não podemos afirmar que faremos tudo, estamos vivendo momentos estranhos, não sabemos com o que podemos contar de recursos vindo do governo federal, mas o que tiver dentro das possibilidades do estado, faremos", Disse o chefe do Executivo.

O governador recebeu do secretário Luiz Couto, o Plano Operativo, elaborado pelos técnicos da SEAFDS, que será colocado em prática de acordo com a implantação das ações demandadas no documento entregue pela Frente Parlamentar.

Estiveram presentes ao evento, deputados, prefeitos, vereadores, secretarios do governo, representantes de associações, sindicatos, representantes dos índios Tabajaras, Potiguaras e quilombolas.