Notícias

Secretário de Agricultura Familiar se reúne com representantes da região de Princesa Isabel para discutir sobre Apicultura

publicado: 12/02/2021 18h49, última modificação: 12/02/2021 18h49
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2021-02-12 at 17.20.05 (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-02-12 at 17.20.05 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-02-12 at 17.20.05 (3).jpeg
WhatsApp Image 2021-02-12 at 17.20.05 (4).jpeg
WhatsApp Image 2021-02-12 at 17.20.05.jpeg

O Secretário da Agricultura Familiar do Estado, Jonildo Cavalcanti, esteve, durante esta sexta-feira (12), reunido com representantes dos municípios de Água Branca, Princesa Isabel, Juru e Tavares, para discutir demandas dos apicultores da região.

A região de Princesa Isabel, segundo os representantes presentes na reunião, tem um grande potencial para a produção e o beneficiamento de mel de abelha. Eles falaram para o secretário sobre o que precisam para desenvolver esse setor.

Os apicultores se organizam em associações e pretendem ampliar a produção de mel através da aquisição de novos equipamentos e também buscam incentivos do governo estadual para  aperfeiçoar suas atividades.

O secretário informou aos segmentos dos apicultores e às autoridades representantes dos municípios presentes sobre o papel da Seafds em prol da apicultura para a região e, consequentemente, para o estado.

"A nossa Secretaria está pronta para contribuir com vocês, nós temos o Projeto Cooperar e através do PB Rural Sustentável poderemos, sim,  trazer grandes resultados para o setor da apicultura e para os demais segmentos que compõem a Agricultura Familiar. O governo está empenhado em desenvolver e beneficiar a Agricultura Familiar, e isso será realizado com bons projetos apresentados junto ao Cooperar.

Já disse em outro momento que nós queremos trazer  dignidade para as famílias e desenvolvimento para nosso Estado”, garantiu Jonildo.

O Secretário também falou sobre o trabalho que a Empaer realiza junto aos apicultores.

O estado demonstra a presença com a participação da nossa Empaer, aqui e em todas as regiões. Vocês já contam com o atendimento permanente dos técnicos da  Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural  (Empaer), que ministra cursos e atendem no manejo da colheita de mel, isso, tenho certeza que acontece.

Jonildo ouviu  todas as demandas e disse que reconhece que a apicultura é um meio importante para a renda dos agricultores que trabalham com o setor e está incentivado a buscar os selos que garantam a comercialização da produção de mel. "Nós sabemos que um selo significa muito para garantir a pureza, a forma mais correta da venda do produto é aquele selo na garrafa. Mostra a potencialidade que a região possui com a apicultura, e nós vamos tentar trazer esse benefício pra vocês, justamente por reconhecer a apicultura como um setor que emprega e aumenta a renda" disse o Secretário.
 

O encontro foi realizado pelo prefeito de Água Branca, Everton Firmino, (Republicanos), contou com a participação de representantes da região e com a presença do Secretário Jonildo Cavalcanti da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds)