Secretário da SEAFDS e movimentos sociais discutem pautas estratégicas de enfrentamento à Covid-19

publicado: 03/06/2020 18h24, última modificação: 03/06/2020 18h24
WhatsApp Image 2020-06-03 at 17.42.00.jpeg
WhatsApp Image 2020-06-03 at 17.55.42.jpeg

Representantes de movimentos sociais e da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (03), por vídeoconferência, para dialogar sobre as ações estratégicas que estão em curso, pelo governo do Estado direcionadas à agricultura familiar, em virtude da Pandemia pelo coronavírus e outros desafios que permeiam a produção da Agricultura Familiar paraibana.

A reunião abordou vários assuntos importantes, como por exemplo a perspectiva para o escoamento da produção da Agricultura Familiar, especialmente no atual momento, participação em elaboração de editais para compras institucionais, nos moldes já adotados pelo governo, Programa de Aquisição de alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a união dos movimentos sociais com a Secretaria de Agricultura Familiar para contribuir no desenvolvimento e execução de ações do governo com o setor.

De acordo com o secretário da SEAFDS, Luiz Couto, a secretaria não tem medido esforços para ajudar ao setor. Criou por sua designação uma "Força-Tarefa" para encaminhar e acompanhar demandas que chegam até a Secretaria e essa equipe encaminha para o Comitê Gestor de Crise do governo do Estado e também às Secretarias parceiras como a Secretaria de Desenvolvimento Humano, responsável pelas compras das cestas básicas, como também se reúnem várias vezes por videoconferência durante a semana com outras Secretarias para que o governo concretize os pedidos. "Não posso negar o esforço e o empenho que o governo vem fazendo nesse período, saibam vocês que estamos trabalhando muito para que o resultado concreto chegue até os agricultores. Infelizmente, o que não posso resolver estou pedindo o empenho do governo, e vamos fazer com que o governador veja de fato como abrir uma cláusula nos editais que contemple para essa situação de escoamento da produção dos Agricultores. O Secretário argumentou o apreço pela Agricultura Familiar, o trabalho a ser realizado na sequência, após a Pandemia e agradeceu aos movimentos pela compreensão das dificuldades, mas principalmente da vontade em realizar um trabalho qualificado e de resultados para todas as questões que envolve a Agricultura Familiar na Paraíba", ressaltou o secretário.

O Secretário ainda enfatizou. “Vamos dar continuidade ao diálogo permanente dentro do governo, com as redes e movimentos sociais, representados pelos Conselhos, um diálogo coletivo, pois facilita e nos aproxima de uma agenda permanente, e assim, daremos resultados. Todos juntos"

Para os representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA/ PB), juntamente com Articulações, Redes, Fóruns, Pastorais e organizações da sociedade civil, que participaram da reunião, agradeceram ao Secretário e toda a equipe da Secretaria pelo empenho e transparência nos diálogos. "Estamos querendo contribuir, pois sabemos o quanto o apoio do governo para com esses movimentos nesse momento é tão importante. Não estamos pedindo o impossível, apenas queremos participar de um processo com o qual sabemos o que fazer. É necessário o escoamento da nossa produção e agora mais ainda, pois as feiras onde vendíamos nossos produtos estão fechadas e entendemos que são necessárias as medidas, por causa da pandemia. No entanto, o governo tem a disponibilidade dos meios para nos ajudar, e nós, estamos reivindicando".

"Agradecemos ao Secretário que sempre lutou pelas nossas causas".

Os gerentes da SEAFDS, Antônio Almeida, Leânia Almeida e Erasmo Lucena, ressaltaram a importância da reunião.

"Essa reunião é um marco, aqui temos de verdade quem faz a Agricultura Familiar do Estado girar. Nós, enquanto Secretaria, temos nos empenhado junto as demais Secretarias para dar andamento as causas dos Agricultores Familiares, acreditamos ser um momento difícil mas, propício para apresentar todas as demandas ao governador e pedir solução".

“Queremos somar, fortalecer as ações conjuntas e cobrar também o que for necessário”. Disse a represente da ASA.

Estiveram presentes na videoconferência os representantes de redes, fóruns e movimentos, que compõem a Articulação do Campo, e atuam junto aos povos rurais da Paraíba.

CONSEA PB;
Articulação no Semiárido Paraibano – ASA/PB;
Comissão Pastoral da Terra – CPT;
Polo Sindical da Borborema;
Centro de Ação Cultural - (CENTRAC);
Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Paraíba;
Movimento Sem Terra - MST;
ASPTA;
Coletivo  ASA Cariri Oriental - CASACO;
Ecoborborema;
Movimento dos Atingidos por Barragem - MAB;
Patac;
Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú;
Marcha Mundial de Mulheres.

Os movimentos acima subscreveram um documento que demandou a videoconferência com a presença do Secretário Luiz Couto, e os encaminhamentos finais serão enviados ao governo do Estado via Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.