Secretário da Agricultura Familiar participa de aula inaugural sobre curso de apicultura

publicado: 25/04/2021 11h21, última modificação: 25/04/2021 11h21
WhatsApp Image 2021-04-24 at 19.22.03 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-04-24 at 19.22.01.jpeg
WhatsApp Image 2021-04-24 at 19.22.02 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-04-24 at 19.22.02.jpeg
WhatsApp Image 2021-04-24 at 19.22.03.jpeg

Teve início na Sexta-feira (23), o Curso de Capacitação para Agricultores que trabalham com a prática da Apicultura no município, de Frei Martinho.

O Secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Jonildo Cavalcanti, esteve no município para dar início com a aula inaugural do curso que tem o objetivo de capacitar, incentivar e agregar renda e melhorar a comercialização dos produtores de mel de abelha.

Serão capacitados todos os apicultores e a qualificação vai beneficiar diretamente, trinta famílias. O curso de capacitação é promovido pela prefeitura de Frei Martinho, em parceria com a Seafds e ministrado pelos técnicos da Empaer. O curso vai orientar sobre o manejo correto com a prática de apiário e todo beneficiamento do arranjo produtivo da apicultura

"A criação de abelhas e a comercialização de seus produtos, tem se tornado uma fonte de renda devido às inúmeras aplicações que podem ser feitas com o mel. Além disso, a atividade apresenta baixo custo de investimento na implantação, e rápido retorno financeiro," É o que espera o associado Antônio de Pádua Sobrinho que aproveita para agradecer aos demais associados apicultores e também aos parceiros para concretização do curso.

De acordo com o Secretário de Agricultura do município, Renaíldo Dantas, o curso terá duração de dois meses, sendo distribuídos em aulas on-line teóricas e práticas, divididos em grupos, atendendo as normas sanitárias estabelecidas nos decretos estadual e municipal.

Às aulas serão ministradas por Domicio da (Empaer), Empresa de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária, ele, resume a prática do curso.

“O curso ensina os apicultores a instalar o apiário, capturar as abelhas e colher o mel.

"A produção no município de Frei Martinho, gira em torno de seiscentos quilos de mel por ano, nós vamos trabalhar para aumentar essa prática e gerar renda para todas as famílias que vivem e trabalham na atividade da apicultura" Disse o prefeito, Tião Pinto

Para o secretário da Seafds, Jonildo Cavalcanti, o curso mostra sua importância, especialmente por se tratar de uma atividade que, com um bom planejamento, vai contribuir para o aumento na produção e produtividade desse importante arranjo produtivo.

"Vejo que o curso de capacitação, será extremamente válido para vocês que trabalham com a apicultura. Nós vamos estar juntos para contribuir com a assistência técnica da nossa Empaer e também dos nossos técnicos da Seafds, sei que a produção, após a capacitação dos agentes apicultores, será de grande importância para quem trabalha com essa atividade. Os conhecimentos adquiridos vão, com certeza, trazer benefícios, qualidade na produção e tudo isso, gera mais renda para todos vocês. Acredito que sejam esses benefícios que vocês almejam e nós estamos aqui para contribuir," Falou o Secretário Jonildo Cavalcanti.