Secretário da Agricultura Familiar discute ações educacionais voltadas para jovens no Semiárido paraibano

publicado: 18/03/2021 19h09, última modificação: 18/03/2021 19h09
WhatsApp Image 2021-03-18 at 18.44.28 (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-03-18 at 18.44.28.jpeg
WhatsApp Image 2021-03-18 at 18.44.28 (1).jpeg

O Secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, participou na tarde desta quinta-feira (18), de uma live que discutiu as ações educacionais do Projeto Juventude Innova Agricultura Familiar.

O projeto se apresenta como promoção de uma aliança interinstitucional que vai oferecer a formação de uma rede de educadores da juventude com prioridade para jovens e mulheres do território da Borborema num contexto social implementando tecnologias voltadas para a convivência local.

No decorrer da live o Secretário da Seafds, Jonildo Cavalcanti, assinou simbolicamente um termo de cooperação entre a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) que visa a realização de ações conjuntas destinadas ao apoio à execução do projeto Aliança Juventude INNOVA: Educação e Ação pelo Clima da Borborema localizado no Estado da Paraíba. O Projeto vai capacitar inicialmente trinta jovens paraibanos com formação de Agentes de Desenvolvimento Local (ADL) e curso técnico em agroecologia.

Cada um deles receberá um sistema de aquaponias (tecnologia produtiva que promove o consórcio entre produção de aquicultura e hidroponia) e compartilharão sistemas de reuso de água cinzas (bioágua), capazes de auxiliar a irrigação de hortas comunitárias ou pequenos sistemas agroflorestais. Das aquaponias implantadas, 13 delas receberão um sistema de energia solar para o funcionamento da bomba de circulação de água.

"Todas estas ecotecnologias, além de promover a produção agrícola de base agroecológica, o desenvolvimento rural e fortalecimento da economia de base local, nos permite e a reflexão pedagógica sobre nosso papel como sociedade no enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas". Alexsandra Maria - SERTA

O projeto vai beneficiar diretamente cerca de 150 famílias através da disseminação do conhecimento adquirido pelos agentes de desenvolvimento local/ADL em suas comunidades, conseguindo beneficiar indiretamente 1.500 pessoas através da multiplicação da informação pelas redes sociais.

O projeto ainda visa construir canais de comercialização presencial e virtuais para apoiar a venda dos produtos gerados pelas ecotecnologias e demais produtos cultivados pelos jovens e suas famílias.

O representante do INNOVA-AFF IICA/FIDA, Miguel Altamirano, também destacou a importância do projeto. Além de possibilitar a participação mais consciente no contexto da sociedade, esse projeto traz conhecimentos de tecnologias viáveis de convivência com o semiárido esse é o nosso foco, preparar a juventude e as mulheres dessa região a conviverem bem com as mudanças do clima dessa região e nós vamos contribuir para tudo aconteça e que os jovens sigam desenvolvendo boas práticas e sensibilização ambiental. Sejam felizes no Semiárido".

Thiago Silva, representante da Aliança Juventude Innova, diz que o projeto é uma excelente oportunidade para os jovens e fez toda a apresentação e destacou o esforço de todos os envolvidos não esquecendo o tempo de dificuldade por causa da Pandemia. "Nós vamos dar início ao curso com os jovens de forma remota e quando houver possibilidade de encontros presenciais teremos um espaço adequado cumprindo todos os protocolos para que os jovens participem com toda segurança". Ele agradeceu aos jovens que serão beneficiados com o projeto e fez um agradecimento especial ao Secretário da Agricultura Familiar. "Agradeço ao Secretário Jonildo Cavalcanti e percebo que nós teremos um companheiro que vai nos dar suporte para que o curso aconteça em sua amplitude" Disse.

Leonardo Bechara, representante do Fida, afirmou: "Nos temos uma grande alegria de conhecer a região do Semiárido aí na Paraíba e já trabalhamos em projetos que beneficiam de verdade a vida dessas pessoas. Somos parceiros nesse projeto que vai se iniciar e a certeza é que vai ser muito importante para os jovens participantes e o território em que irão atuar após serem capacitados. Desejo muito conhecimento e disseminação desses, para beneficiar ainda mais a região do Semiárido"

Em sua fala, o Secretário Jonildo Cavalcanti ressaltou a importância do projeto para os jovens paraibanos. "Um projeto brilhante, arrojado do ponto de vista social, econômico e, principalmente, o que ele representa para o conhecimento da educação ambiental na vida desses jovens. Acho importante demais a participação da Seafds, estamos representando o governo do estado por meio desse termo de cooperação que estamos celebrando com a Serta, e vamos cumprir cada item do termo, pois é um projeto fundamental para manter os jovens que vivem no meio rural capacitados e conhecedores dos espaços de convivência local com o seminárido. Agradeço ao Innova, a Serta, aos demais parceiros como o Fida e principalmente aos jovens que serão beneficiados com ferramentas importantes para o conhecimento e disseminação das boas práticas independentemente das adversidades do clima no Semiárido," enfatizou o Secretário.

A live contou com a participação dos jovens que serão beneficiados e o jovem, Roberto Lira, descreveu a felicidade dos jovens. "Nós conhecemos o nosso habitat e esse curso trará os conhecimentos e as tecnologias que vão subsidiar, através de capacitações, o nosso trabalho de convivência no meio em que vivemos. A seca nos atinge e, através do conhecimento, cada jovem vai saber lidar bem com o clima que se apresentar pra gente. Tenho certeza que é uma grande oportunidade para todos nós e nossas famílias."