Seafds discute Plano de Implantação de consórcio para Usina de Compostagem

WhatsApp Image 2019-08-16 at 18.49.09.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-16 at 18.49.45.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-16 at 18.51.15.jpeg

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido reuniu na sede da Seafds, nesta sexta-feira (16), representantes dos 12 municípios que compõem o território da Mata Sul do Estado.

Com o objetivo de debater sobre o destino correto dos resíduos orgânicos para compostagem no Estado, a Secretaria convidou nesse primeiro momento os prefeitos dos municípios do território da Mata Sul a conhecerem o Projeto sobre compostagem elaborado pela Gerência Regional da Seafds e que vai funcionar como piloto em um dos municípios da Mata Sul.

O projeto consta de várias ações, entre as quais, a criação de um consórcio entre os municípios interessados em participar do projeto piloto.

Nessa fase, os municípios deverão se articular para escolher o município sede e o escolhido deverá disponibilizar uma área específica para construção da unidade de Compostagem.

A reunião foi aberta pelo secretário Luiz Couto, ele agradeceu a disponibilidade dos prefeitos e representantes de todos os municípios da Mata Sul, falou sobre o a intenção da Secretaria no cuidado com o meio ambiente, a importância do projeto e disse disposto a contribuir enquanto Secretário para viabilidade do mesmo em conjunto com os municípios.

Em seguida, a Gerência Regional por meio de Leania Almeida e do Consultor Jorge Camilo passaram a discorrer, através de slides, as fases e propostas para execução do Projeto.

"É um projeto com abrangência em todas e para todas as regiões do Estado, para tanto, necessitamos do engajamento dos municípios. Vamos começar pela Mata Sul, vai funcionar como piloto, depois todos os demais municípios entram também. Nós vamos buscar parcerias público-privadas e seguir com um grande projeto de Compostagem, sabemos a importância para os municípios que não conseguem lidar de forma correta e abrangente com o lixo e nós podemos transformar tudo isso em fonte de renda para a população. Sabemos os caminhos e para prosseguir basta a união de forças entre estado e municípios". Explicou Jorge aos representantes municipais.

O Secretário Executivo da Seafds, Jonildo Cavalcante, também esteve na reunião e falou para os presentes a importância da secretaria como intermediadora para o projeto com os municípios e agradeceu a vinda de todos. "A participação de vocês representa muito na contribuição com esse projeto grandioso. Esse é um primeiro encontro e já reforço o convite para outras reuniões. É um tema que faz parte da nossa pauta aqui na Seafds. Queremos melhorar e contribuir com o meio ambiente e esse é um caminho". Falou o secretário Executivo.

O Prefeito de Pedras de Fogo, Derivado Romão (Dedé), falou de uma experiência exitosa que vêm desenvolvendo no município com a reciclagem. "Eu agradeço o secretário Luiz Couto por ter nos convidado para discutir e entender mais sobre o projeto. A implantação de uma usina de compostagem é realmente muito bem vinda. Tenho buscado olhar essa questão no meu município com bastante zelo. Lá em Pedras de Fogo, nós conseguimos unir todas as Secretarias em prol da coleta seletiva de resíduos. Todos os dias temos feito algo nesse sentido. As crianças são a nossa base de multiplicação de boas práticas para coletar os resíduos de forma correta. Engajamos as escolas, os agentes de saúde, a população e temos resultados animadores e com a possibilidade de implantarmos esse projeto junto aos demais municípios será uma grande iniciativa". Ressaltou o prefeito Dedé.

Na reunião estavam presentes representantes dos 12 Municípios Mata Sul, tais como: Prefeitos, Secretários de Agricultura e do Meio Ambiente, Agrônomos, Biólogos e Assessores.

Serviço:

Municípios que fazem parte do Território da Mata Sul: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, Itabaiana, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, São José dos Ramos e São José de Taipu.

Todos os participantes interagiram com os consultores da Seafds, tirando dúvidas, falando de experiências em seus municípios e atentos as fases de implantação do Projeto.

Uma nova reunião está marcada para o dia 30 de Agosto, às 9 horas, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. Na ocasião, serão discutidas propostas, a área e o município que receberá o piloto do Projeto de Usina de Compostagem.