Paraíba sedia encontro de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste

publicado: 23/03/2022 16h46, última modificação: 24/03/2022 09h07
seafds 03.jpeg
seafds 01.jpeg
seafds 06.jpeg
seafds 02.jpeg
seafds 04.jpeg
seafds 05.jpeg

Após dois anos com reuniões exclusivamente remotas, o Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste retomou os encontros presenciais, e, nesta quarta-feira (23), o secretário de Estado da Agricultura Familar, Bivar Duda, recebeu os secretários, secretárias e representantes dos movimentos sociais, como também órgãos parceiros que fomentam recursos por meio de projetos para o desenvolvimento da agricultura familiar na região Nordeste.

Com o objetico de discutir políticas públicas de inclusão para agricultores e agricultoras familiares, o evento de forma presencial aconteceu durante todo o dia no Nord Luxxor Hotel, em João Pessoa, na Paraíba.

No decorrer do dia, as discussões foram sobre produção de alimentos saudáveis, implementação de tecnologias na agricultura familiar, atividades que incentivem a permanência dos agricultores, agricultoras e jovens no meio rural, comercialização de alimentos da agricultura familiar, ampliação de plataformas como vitrines dos produtos da agricultura familiar, a exemplo do Siraf e a Feira Nordestina da Agricultura Familiar que será realizada no mês de junho em Natal, Rio Grande do Norte.

Para o secretário Bivar Duda, que abriu e encerrou as discussões no evento, a participação de todos os representantes envolvidos com a agricultura familiar traz uma certeza: a importância e relevância em discutir diariamente a agricultura familiar.
"Nós, aqui na Paraíba, estamos realizando projetos que incluem as famílias agricultoras, e percebo que é o melhor caminho. Neste sentido, quero externar a alegria em estar junto a todos vocês encaminhando novos rumos para agricultura familiar da nossa região", disse o secretário.

Os Projetos Procase e Cooperar, representados pelos seus coordenadores Aristeu Chaves e Omar Gama, participaram do envento. Os Projetos contemplam familias agricultoras em todo o estado da Paraíba.

Alexandre Lima, Secretário da Agricultura do Rio Grande do Norte (SEDRAF) e coordenador da Câmara Temática do Consórcio Nordeste, avaliou positivamente o encontro de hoje, ele também deu os detalhes sobre a realização da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada de 15 a 19 de junho de 2022 em Natal-RN.

"Vamos dar oportunidade para os agricultores familiares de todo o Nordeste apresentarem e venderem seus produtos durante uma semana num espaço exclusivo, e essa feira será mais uma vitrine que a agricultura familiar merece. Para que aconteça com mais brilho e entusiasmo, estamos contando com a participação e presença dos agricultores e agricultoras familiares dos nove estados. Teremos espaços para que os estados mostrem os produtos, experiências exitosas, palestras, comidas típicas, forró pé de serra e vários outros atrativos, tudo com o objetivo de mostrar que a Agricultura Familiar é pujante e necessária" falou Alexandre Lima.

A reunião tambem tratou sobre conjuntura, Proposta de Integração dos Serviços Estaduais de Inspeção Agropecuária (SUSAF-NE), tecnologias para auxiliar a agricultura familiar, agenda programática do Fórum, definiu encaminhamentos e discutiu um projeto grandioso para agricultura familiar.

Por fim, o encontro contou com uma grande participação das pessoas que trabalham e são envolvidas com a agricultura familiar no Nordeste e no Brasil.

Os secretários Bivar Duda e Jonildo Cavalcanti, ambos da Seafds, agradeceram a todos e todas que realizaram um grandioso evento.

Presenças no evento:

ALAGOAS