Paraíba participa de IV Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo

publicado: 15/05/2023 09h57, última modificação: 16/05/2023 09h36
Nino Vilar, João Pedro Stédile (MST Nacional), Frei Anastácio, João Paulo Rodrigues (MST Nacional)
Feira MST_1.jpg
Feira MST 3.jpg
Feira MST 8.jpg
Feira MST 4.jpg
Feira MST 6.jpg
Erasmo Lucena, Nino Vilar e Frei Anastácio

O Governo do Estado da Paraíba, através do Secretário Titular da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, participou da IV Feira Nacional da Reforma Agrária, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de maio, em São Paulo.

A Feira, organizada pelo MST, contou com uma ampla programação cultural, além de seminários, oficinas e debates.

Para o evento, o MST reuniu cerca de 560 toneladas de alimentos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de todas as regiões do Brasil e contou com a participação de cerca de 320 mil pessoas, somando todos os dias do evento. A Paraíba, através da articulação do MST e da SEAFDS, contribuiu com 6.200 kg de alimentos.

Seminários e Debates

O evento contou com apresentações culturais e seminários que discutiram Agroecologia e Meio Ambiente, os desafios da alimentação saudável e nutrição na educação escolar, a Reforma Agrária e as Relações Humanas e Políticas Públicas e Reforma Agrária Popular, entre outros.

Além disso, Frei Anastácio participou de reunião com representantes dos Estados para fazer o balanço dos produtos adquiridos para a Feira, após 70 dias de preparação.  Ao total, o evento arrecadou cerca de 560 toneladas de alimentos.

No evento, também foi discutido pelo Ministério da Fazenda  a política de produção e industrialização de alimentos da Agricultura Familiar.

Além de Frei Anastácio, também representaram a SEAFDS o Gerente Executivo de Descentralização da Ação do Governo , Erasmo Lucena e pelo assessor Nino Vilar. A Feira também contou com a participação de diversas personalidades políticas e movimentos sociais do campo de todo o país.

“A Feira teve como objetivo apresentar o resultado da luta pela Reforma Agrária, a partir da construção de um modelo de vida digno no campo, com produção de alimentos saudáveis e mais renda para os trabalhadores e trabalhadoras”, comentou o Secretário Frei Anastácio.

O Secretário registrou ainda o seu agradecimento a toda equipe da SEAFDS e à Gerência Executiva de Controle de Veículos, que foi responsável pela logística do transporte dos alimentos da Paraíba a São Paulo.