Notícias

Governo participa do lançamento do Projeto INNOVA AF

publicado: 12/09/2019 11h00, última modificação: 12/09/2019 11h00
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
IMG_20190912_102014_687.jpg
IMG_20190912_102014_655.jpg
IMG_20190912_102014_608.jpg
IMG_20190912_102014_723.jpg
IMG_20190912_102014_752.jpg

O governo da Paraíba por meio da  Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido participou nesta terça-feira (10), do lançamento do Fundo Competitivo do Projeto INNOVA AF.

O INNOVA AF é um convênio firmado entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O objetivo do projeto é promover processos de gestão participativa do conhecimento e disseminação de boas práticas de adaptação dos sistemas territoriais de agricultura familiar para mudanças climáticas entre os países e territórios em toda América Latina e parte do Caribe.

No Brasil, a Paraíba está contemplada com o território da Borborema e os municípios selecionados são:  Alagoa Nova, Algodão de Jandaira, Arara, Areia, Areial, Borborema, Campina Grande, Casserengue, Esperança, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda, Serraria e Solânea. Esse território ocupa cerca de 23% do Estado paraibano e conta com uma área de 3.341,7 Km2, distribuídos em 21 municípios.

O secretário Luiz Couto da Seafds e o coordenador do Procase, Aristeu Chaves, acompanharam todo o lançamento do projeto em Brasília e falam sobre a importância do INNOVA AF, para o desenvolvimento da área do território da Borborema que foi contemplada.

"É um momento marcante para nós que fazemos a Agricultura de base familiar no nosso Estado O (IICA) e o Fida tem sido grandes parceiros da Paraíba na execução de projetos que beneficia os pequenos agricultores e nos não poderíamos deixar de estar aqui para contemplar mais uma etapa onde o nosso estado foi contemplado, esse projeto traz esperança para as famílias do território da Borborema e a economia do nosso Estado ganha como um todo. De forma que estamos felizes em fazer parte do desenvolvimento da agricultura familiar no nosso Estado"

Aristeu Chaves, que trabalha na execução do Procase, analisa o INNOVA AF para o Território da Borborema.

"Nos que trazemos a experiência do Procase nestes últimos anos sabemos a importância para as famílias onde o Procase atua. Levamos trabalho, educação, tecnologia, capacitação para os jovens do meio rural nas regiões do Cariri, Seridó e Curimataú e agora teremos ações no território da Borborema. É muito trabalho mas os resultados chegam e não temos dúvidas o INNOVA AF vai trazer mais experiências com práticas efetivas de conhecimento  de gestão participativa é para isso que estamos acompanhando o lançamento desse projeto que nos alegra em vislumbrar os benefícios para todos os paraibanos. Destacou Aristeu.

O Projeto INNOVA AF, se desenvolverá por meio do engajamento das mulheres, dos jovens e membros de povos originários, afrodescendentes de comunidades que se ocupam de produção agrícola de base familiar e que estejam em condição de vulnerabilidade devido às mudanças climáticas e que, ainda, participem de redes ou organizações nos territórios-meta do Projeto INNOVA AF e a Paraíba entra a partir de agora com o território da Borborema.