Governo do estado realiza capacitação virtual para implementação do Programa Estadual Garantia Safra 2020/2021

publicado: 05/10/2020 10h38, última modificação: 05/10/2020 10h50
WhatsApp Image 2020-10-05 at 09.25.38.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, vai realizar a partir desta terça-feira às capacitações em formato online para instituições e representantes que trabalham e executam o Programa no estado.

As capacitações acontecem nesta terça e quarta-feira pelo Youtube na página da Secretaria de Agricultura Familiar.

O Secretário Luiz Couto da Seafds, vai ter uma participação e sobre a importância das capacitações e dos benefícios que o Programa tem para mais de 53 mil famílias o estado.
"Apesar das dificuldades impostas pela Pandemia nós sabemos o quanto as capacitações são necessárias para que o Programa aconteça plenamente no nosso estado. Por essa razão, vamos utilizar as ferramentas que dispomos para que tudo aconteça sem nenhum prejuízo para a continuidade do Garantia Safra. Espero a presença virtual de todos que fazem o Programa e vai ser momento importante" Disse.

Com o intuito de promover um ambiente de interação e formação, o Governo do Estado através da SEAFDS - Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra, planejou uma capacitação virtual através da plataforma do Youtube no estilo de "live".

A Coordenação Estadual dividiu as capacitações virtuais em duas etapas; Capacitação dos agentes municipais da Região l - vai acontecer no dia - 06/outubro/2020* - com início às 14:00h.

Capacitação dos agentes municipais
Região II acontece dia - 07/outubro/2020 - 14:00h.

Para Alessandro Silva, essa modalidade online é necessária em virtude da importância que o Programa representa para as famílias agricultoras no estado.

"Temos recebido muitos questionamentos e dúvidas sobre os procedimentos para implementação do Garantia Safra este ano e como é do conhecimento de todos, em virtude das medidas de prevenção à covid-19 não podemos realizar as capacitações presenciais, o que sempre fizemos nos anos anteriores, infelizmente este ano não foi possível mas o empenho de forma virtual será o mesmo" Espera o coordenador.

Serviço:
Orientações para a transmissão ao vivo:

1 - A transmissão será livre e bem vinda, no entanto, iremos priorizar inscritos com interesse direto no assunto.

2 - Observações: A prioridade será dada aos questionamentos dos participantes que representam as instituições.
Por exemplo: Prefeituras, Conselhos municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), e Empresa Paraibana de Extensão Rural - PB (EMPAER).

São observações básicas para otimizar a eficiência e interação na condução das capacitações online

3 - Os representantes das instituições deverão se inscrever no formulário online.

Haverá limitação de inscrições!* conforme a descrição a baixo;
Prefeitos(as),

Secretários(as) municipais e/ou servidores que trabalham com o Garantia Safra, 01 vaga por município.

Presidentes dos CMDRSs ou representante, 01 vaga por município.

Técnicos(as) municipais e da EMPAER* que trabalham com o GS. 01 vaga por município.

Gerentes regionais da EMPAER.*

Gerentes municipais da EMPAER.*

Caso haja mais de uma inscrição para a mesma função e município, vai ser considerada a última.

As inscrições deverão ser feitas até as às 12:00h do dia 05/outubro/2020

Durante a live poderá haver intervenção ao vivo dos participantes que estiverem devidamente inscritos. Para isso as instruções serão dadas em alguns momentos durante a live.

O Coordenador do Garantia Safra, Alessandro Silva, reforça que está disponível para esclarecer e tirar dúvidas dos representantes das instituições participantes, se necessário.

Programação Virtual Implementação da Safra 2020/2021_

14:00h – Início com orientações sobre funcionamento da capacitação online.

14:05h – Fala do Secretário Luiz Couto – SEAFDS.

14:30h – Bloqueios de agricultores no Programa Garantia Safra –

Representante do MAPA.
16:00h* – Orientações sobre a participação dos técnicos(as) para realização das Inscrições do Garantia Safra.

Representante da EMPAER.16:30h* – Implementação da Safra 2020/2021 e apresentação de dados.

Participação dos CMDRS no Programa Garantia Safra. Orientações e suporte às dúvidas existentes – Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra.

Formulário de inscrição para capacitação: https://forms.gle/vx6bmvkctgjLzsQg6

Serviço online:
Inscrições para as capacitações: Região 1 - até às 12:00h de 05/outubro/2020 Região 2 - até às 12:00h de 06/outubro/2020

Link das transmissões: Região 1  https://www.youtube.com/watch?v=8JbwyMWow2k  -  Região 2 - https://www.youtube.com/watch?v=LhMTm3N3HVA

As capacitações virtuais terá a mediação do coordenador estadual, Alessandro Silva, e tem a participação dos convidados Coordenador Geral do Programa Garantia Safra, José Carlos Mercês e do Coordenador do GS na Empaer -PB José Marinho.

Garantia Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com estados e municípios financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.