Governo celebra convênio com a UFCG

publicado: 26/08/2019 20h43, última modificação: 26/08/2019 20h47
WhatsApp Image 2019-08-26 at 19.57.44.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-26 at 19.57.44(1).jpeg
WhatsApp Image 2019-08-26 at 19.57.45(1).jpeg
WhatsApp Image 2019-08-26 at 19.57.45.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-26 at 19.57.47(1).jpeg
WhatsApp Image 2019-08-26 at 19.57.47.jpeg

O governo da Paraíba, por meio da secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS),  assinou na tarde da sexta-feira (23) um convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé.

O objetivo do convênio é estabecer condições para viabilizar concessão de   estágios curriculares em parceria com a secretaria de agricultura familiar nos projetos desenvolvidos pela secretaria onde os estudantes irão utilizar do conhecimento teórico e implementar na prática por meio do estágio.

A UFCG, especialmente o Campus de Sumé, oferece uma grade curricular que contempla estudantes a fazerem estágios como estratégia de profissionalização que vai complementar o processo de ensino-aprendizagem.

Para ter acesso ao estágio, os alunos precisam estar regularmente matriculados e com efetiva frequência nos cursos de área afim com a Agricultura Familiar Agroecológica.

O Professor Franklin Farias Nóbrega, Vice Diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA),  que desempenha a função de assessor de estágios assinou o convênio e disse o quão importante será para a instituição.

"Estou aqui para celebrar um convênio que tem uma simbologia importante para a UFCG sobretudo para o nosso Campus em Sumé, foi através do trabalho do hoje Secretário Luiz Couto que enquanto estava como deputado federal lutou pela expansão das universidades e nós somos gratos por isso. A assinatura desse convênio representa academicamente um envolvimento direto dos alunos com a prática, a secretaria realiza um convênio que vai beneficiar alunos de todo o Campi da UFCG que tem cerca de dezessete mil alunos.  A secretaria sai na frente na contribuição com os cursos correlatos com agricultura familiar. Só agradecemos a oportunidade de fazer esse convênio e fortalecer ainda mais o vínculo com os estudantes e as instituições" ressaltou o Professor Franklin.

Ainda segundo o professor, alguns estágios já estão em curso por meio do Procase nas áreas de biotecnologia e biossistemas, mas a assinatura do convênio abre espaços para inclusão de todos os alunos da UFCG.

O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada através do Termo de Compromisso de Estágio, bem como auxílio transporte, na hipótese do estágio não obrigatório.

A jornada de estágio será definida de comum acordo entre as Instituições o aluno estagiário ou representante legal. Terá a duração de seis horas diárias e trinta horas semanais.

O Coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves, na oportunidade agradeceu ao secretário Luiz Couto em viabilizar essa parceria com a UFCG e destacou o empenho que a secretaria vem dispensando para abrir oportunidade de estágios com Instituições. "Nos abrimos um edital que contemplou mais de 200 estudantes de escolas públicas e a partir de hoje abre-se um leque para que todos os alunos da UFCG possam participar de estágios em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. É mais uma ação louvável por parte do governo do estado em benefício dos estudantes". Destacou Aristeu.

O secretário Luiz Couto falou da iniciativa real de convênio entre as instituições, o Estado e a universidade.

"Quando me informaram que haveria a possibilidade de celebrar um convênio para beneficiar diretamente mil estudantes do Campus de Sumé e, indiretamente, cerca de dezessete mil de toda a UFCG, pedi urgência nos trâmites e hoje estamos assinando esse convênio para que os alunos tenham uma vivência prática dos cursos que estudam. Será uma troca de conhecimentos entre alunos e técnicos da secretaria para desenvolver e executar os projetos que nós estamos implantando no Estado. São cursos que tem correlação com ações da nossa secretaria. É um excelente espaço para a inclusão de alunos estagiários na execução dos nossos programas". Ressaltou o secretário.