Governo assina termo de cooperação com secretarias com foco na execução de projetos para a agricultura familiar

publicado: 28/02/2020 18h16, última modificação: 28/02/2020 18h16
termo de cooperação seafds empaer

O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) assinaram, nesta sexta-feira (28), um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de implementar e executar programas, projetos e ações de promoção e fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Estado.

O governador João Azevedo assinou o Termo de Cooperação junto ao Secretário de Agricultura Familiar, Luiz Couto, e do Presidente da Empaer, Nivaldo Moreno de Magalhães.

O Foco imediato é a execução de três convênios já firmados no valor de R$ 1 milhão e quinhentos mil reais, com os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos, Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério da Cidadania.

Os Convênios irão beneficiar a reestruturação dos Conselhos de Desenvolvimento Rural em duzentos e vinte e dois municípios, além do fortalecimento de dez Arranjos Produtivos Locais (APLs) especialmente o algodão, arroz vermelho, fruticultura e apicultura. O Convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional vai estruturar as feiras de agricultura familiar em dez municípios que contemplará todas as regiões do Estado.

O Secretário agradeceu ao governador e também ao presidente da Empaer no ato da assinatura. “É o fortalecimento da parceria entre o governo que vai beneficiar diretamente os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar no estado. O Termo de cooperação é um instrumento de união para o andamento na execução desses convênios, com a parceria e experiência dos técnicos da Empaer junto com os nossos técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar, a execução dos trabalhos tendem a ficar mais rápido e fácil e nesse aspecto, não podemos perder tempo”, Destacou.

O diretor Presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, agradeceu a confiança do governador e também do secretário Luiz Couto ao trabalho dos técnicos da Empaer para contribuir na execução dos convênios. “O objetivo é levar benefícios aos agricultores e por essa razão estamos prontos para trabalhar”, Disse.