Garantia-Safra capacita agentes no Território do Médio Sertão em Santa Luzia

publicado: 10/05/2019 16h19, última modificação: 10/05/2019 16h36

Dando continuidade ao ciclo iniciado nesta quinta (9), a Coordenação Estadual do Garantia-Safra promoveu, nesta sexta (10), capacitações no município de Santa Luzia.

A ação é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e deve se estender até o dia 13 de junho.

O Garantia-Safra é um benefício destinado a agricultores que tiverem, no mínimo, 50% da perda das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão e, para receber o valor, é preciso atestar esse prejuízo com uma série de laudos e atestados.

O público-alvo das capacitações são prefeitos, secretários e responsáveis municipais pelo Garantia-Safra, técnicos municipais e da Empaer, presidentes dos Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e demais interessados em conhecer os procedimentos do Garantia-Safra. Após o término das capacitações, a ideia é que todos os técnicos estarão aptos a acompanhar e vistoriar o processo de perdas das lavouras dos agricultores.

O território do Médio Sertão compreende os seguintes municípios: Areia de Baraúna, Cacimbas, Cacimba de Areia, Catingueira, Condado, Junco do Seridó, Mãe D’água, Malta, Matureia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Várzea e Vista Serrana.