Notícias

Entrevista especial 'Mês da Mulher' com Célia Alexandre

publicado: 10/03/2021 10h07, última modificação: 10/03/2021 10h07
f26dc410-a637-4513-a8c3-d0aa04e2e540.jpeg

O dia 8 de março é um dia de reflexão e também de celebrar as conquistas e esforços das mulheres em todo o mundo. Na  Paraíba, as histórias de vida das mulheres inspiram e nos mostram que nas maiores adversidades as mulheres, especialmente mulheres que trabalham no campo encontram meios de construir e viver melhor.

 Para entender essa vivência, conversamos com essa mulher extraordinária. Ela fala da sua experiência enquanto mulher rural e destaca a importância da força e perseverança da mulher.

 P - Como você define as  mulheres que trabalham no meio rural?

 R - Meu nome é Célia Alexandre, sou da comunidade Massapê do Município de Santa Cecília. Bom, eu defino como Mulheres guerreiras, fortes que trabalham o dia inteiro nos afazeres domésticos e não se cansam do trabalho na roça ou em qualquer atividade que venha pela frente.

 P- Na sua opinião as mulheres têm conseguido conquistas?

 R - Na minha opinião nós conseguimos sim, a cada dia mais e o importante é não deixar que nenhuma conquista seja deixada para trás. A nossa luta é que as mulheres consigam alcançar tudo que puder pois nós podemos chegar onde quisermos.

 P- Pra você, quais os principais atributos das mulheres? Você sofre algum preconceito?

 R - Sem dúvidas, com a força e a perseverança das mulheres a gente não tem medo de nada. O preconceito ele existe sim, mas a gente com nosso jeito vamos conseguindo enfrentar. Eu tenho o apoio do meu companheiro ele sempre me ajuda no que pode e eu faço meu trabalho sempre com o apoio dele e seria muito bom que os homens entendessem que juntos a gente consegue ser forte.

P - Quem você você define na sua  vida como seu maior exemplo?

R- Meu exemplo de vida é a minha mãe, ela criou onze filhos sozinha trabalhou demais e não teve medo. Ela é a minha inspiração o meu maior exemplo. Mas também destaco o meu companheiro como exemplo para mim. Ele me ajuda muito nós resolvemos tudo juntos, a gente acorda vai pra roça, planta, colhe estamos sempre um ao lado do outro todos os dias.

P - Você acha importante o dia Internacional da mulher ?

R - É importante sim esse dia para  mostrar que a gente existe e reforçar as nossas lutas e conquistas. 

P - Qual a mensagem você deixa para as outras mulheres?

R - A minha mensagem é que sejam sempre determinadas e corajosas, tenham coragem de defender os nossos direitos e, quando achar que está difícil, pois tudo é muito difícil pra nós, mulheres, a gente busca força em Deus e em tudo que já alcançamos. Então, não tenham medo e tudo vai dar certo.