Encerramento do Ciclo de Capacitações para os Conselhos Municipais do Vale do Piancó contou com a presença do Secretário Luiz Couto

publicado: 06/03/2020 18h34, última modificação: 06/03/2020 18h34
WhatsApp Image 2020-03-06 at 16.16.48.jpeg
WhatsApp Image 2020-03-06 at 16.16.45.jpeg
WhatsApp Image 2020-03-06 at 16.16.46 (1).jpeg
WhatsApp Image 2020-03-06 at 16.16.46.jpeg
WhatsApp Image 2020-03-06 at 16.16.47 (1).jpeg
WhatsApp Image 2020-03-06 at 16.16.47.jpeg
WhatsApp Image 2020-03-06 at 16.16.48 (1).jpeg
WhatsApp Image 2020-03-06 at 16.20.41.jpeg

Aberta na terça-feira (03), as oficinas de fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), chegou ao encerramento nesta sexta-feira (06), nas cidades de Aguiar e Itaporanga.

Aconteceram em oito cidades pólos e incluiu os dezenove Municípios da região do Vale do Piancó, com participação de cerca de 450 integrantes dos Conselhos Municipais.

A equipe do Projeto Cooperar realizou as oficinas com o objetivo de capacitar e fortalecer os Conselhos e esses, por sua vez, irão desenvolver e executar as demandas viáveis para cada município.

Durante as oficinas, os conselheiros e conselheiras tiveram a oportunidade de conhecer o PB RURAL SUSTENTÁVEL e seus objetivos que são levar benefícios como acesso a água e tecnologias que serão implantadas junto aos Agricultores e Agricultoras da Paraíba.

A ação do Governo do Estado é coordenada pelo Projeto Cooperar, vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Com o apoio da Empaer, a equipe percorreu todo o vale, qualificando cerca de 450 integrantes dos Conselhos. A ação segue na próxima semana na região de Sousa-PB.

Hoje, o Secretário da Agricultura Familiar do Estado esteve presente e falando para os Conselheiros nas oficinas que aconteceram em Aguiar e Itaporanga sobre a importância do PB RURAL especialmente para os Municípios dessa região.

"Fiz questão de estar aqui justamente, por saber e reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe e os parceiros do PB RURAL,  trazer para vocês as explicações que um projeto desse tamanho representa em benefícios é de uma riqueza imensa para uma região que tem tudo para absorver e transformar a realidade da região para melhor. Esse é o principal objetivo: trazer algo concreto, pronto para vocês tocarem e receberem os benefícios. Um abraço a vocês", falou Luiz Couto.

Fabiana Coelho, integrante do (CMDRS), em Itaporanga, participou da oficina, e destacou o empenho da equipe em capacitá-los para desenvolver todo trabalho que o projeto exige.  “É um treinamento fundamental. Nós precisamos conhecer tudo, fica melhor pra gente. Vamos ter apoio dos técnicos da Empaer isso também vai ajudar demais. O melhor é ter o projeto, e ele chegou", Disse a Conselheira Fabiana.

Os municípios atendidos durante essa semana, pertencem a região que os técnicos do Cooperar classificaram como pólo de Patos, composto por 47 municípios, onde estão inseridos os Municípios Vale do Piancó.

A equipe avaliou no encerramento como excelente, em virtude da participação das pessoas que compõem os Conselhos e o apoio das instituições parceiras envolvidas. "Foi fundamental para o nosso bom desempenho nas apresentações das oficinas". Destaca  Zé Filho, gerente regional do Cooperar em Patos.