Assessor Especial da Seafds participa de seminário internacional e fala das ações do Governo da Paraiba

publicado: 25/11/2022 11h18, última modificação: 25/11/2022 11h18
workshop.jpeg

Na manhã desta quinta-feira (24/11), o Assessor Especial da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Extensionista Rural da EMPAER do Governo da Paraíba, Geovanni Medeiros Costa, integrou uma mesa de diálogo dentro do III Seminário Internacional de pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, realizado pela Unioeste. que está acontecendo de forma híbrida com a participação de representantes de vários países da América Latina.

O Seminário Internacional em Desenvolvimento Rural Sustentável envolve uma equipe interdisciplinar de pesquisadores e tem como objetivo consolidar políticas sustentáveis de desenvolvimento rural especialmente na região das Três Fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), Bacia do Prata e demais países da América Latina, como também estreitar os laços entre seus pesquisadores e pesquisadores internacionais.

O evento, baseado na metodologia dialógica, através de Mesas Temáticas de Debates, discussões e apresentação de pesquisas nos Grupos de Trabalho (GTs), têm como objetivo geral a promoção do intercâmbio e compartilhamento de saberes e conhecimentos entre pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, lideranças e entidades promotoras do desenvolvimento rural sustentável.

Na oportunidade, o Dr. Geovanni, em conjunto com dois outros palestrantes argentinos, atendendo convite da coordenação do Seminário, apresentaram o “Programa e a Rede Latino Americano de Terras: Rumo a uma Fraternidade Possível”, (www.programatierras.org) da qual participam, e é composta por membros e representantes de importantes instituições internacionais governamentais, universidades e organizações da sociedade civil presentes em 16 países da América Latina e caribe.

Para Dr. Geovanni, "A Rede latino-americana e Caribenha de Terras é formada por membros de praticamente todos os países da América Latina e Caribe que compartilham suas experiências e campos de ação para o bem comum. O Governo da Paraíba através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar em conjunto com a EMPAER Paraíba, possui iniciativas importantíssimas neste sentido, a exemplo do Programa Incluir Paraíba e o trabalho de capacitação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável na construção de seus Planos Safras Municipais, dentre outras, além de uma colaboração participativa em inciativas do Consórcio Nordeste como o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/Ne), consideradas excelentes referências de políticas públicas para as demais regiões do Brasil, mas também passíveis de adequação ao contexto de outros países da América Latina"

A palestra teve como apresentadores: Dr Hernan Apezteguìa- Universidad Nacional del Cordoba (Argentina); Geovanni Medeiros Costa, M.Sc. Engenheiro Agrônomo, Extensionista Rural da EMPAER e Assessor Especial da Secretaria de Agricultura Familiar da Paraíba junto ao Consórcio Nordeste (Brasil) e o Engenheiro Carlos Carbonell - INTA/Universidad Nacional del Sur (Argentina).