Notícias

Sistema Penitenciário é contemplado com bolsas de estudo do Educa Nexus

publicado: 11/03/2022 10h45, última modificação: 11/03/2022 10h45
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2022-03-11 at 10.41.18.jpeg
WhatsApp Image 2022-03-11 at 10.41.36.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de estado da Administração Penitenciária e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, assinou parceria com o Centro de Ensino Educa Nexus para oferecer bolsas de estudos de educação à distância, para reeducandas nos presídios femininos da Paraíba. Além do oferecimento de Cursos Técnicos Integrados ao EJA- Educação Jovens e Adultos, além de preparação para o Enem PPL do Sistema penitenciário Em breve, os cursos serão disponibilizados também para as unidades masculinas.

O Secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, explicou que a parceria busca reduzir o índice de evasão escolar da população carcerária do Estado, além de ampliar a qualificação profissionalizante . “Essa parceria é muito importante para o sistema Penitenciário quando vem beneficiar as reeducandas, lhes dando oportunidades de se qualificarem tanto no aprendizado escolar quanto profissionalizantes, capacitando-as para entrarem no mercado de trabalho”, pontuou.

O Gerente de Educação da SEMDH, Fernando Luiz, falou da importância da parceria entre as Secretarias e o Instituto Nexus, como promotores da ressocialização uma vez que se busca oferecer oportunidades de conhecimentos, educação e capacitação.” As mulheres reclusas que participam das formações pelo EAD, adquirem mais oportunidades de melhorias de vida para quando estiverem fora do Sistema Prisional “, reforçou Fernando Luiz.

O Centro de Ensino Educa Nexus funciona na Paraíba promove a formação com cursos à distância para educação de jovens e adultos, além de técnicos profissionalizantes. A empresa atua na área desde 2019 e desenvolve uma linha de responsabilidade social com foco em populações vulneráveis. As inscrições para 2022 estão abertas desde janeiro nos Espaços LGBTs de João Pessoa e Campina Grande. No Sistema Penitenciário, a Gerência de Ressocialização fará as matrículas e acompanhamento pedagógico nas unidades femininas, coordenando, juntamente com os gestores (as) das unidades prisionais os trabalhos de cadastramento e assim como calendário de aulas.