Notícias

Secretário Sérgio Fonseca destaca planejamento estratégico e parcerias em entrevista na Rádio Tabajara

publicado: 12/02/2020 18h08, última modificação: 12/02/2020 18h09
d631e6d4-41f0-4a48-89ef-49e275fe47a8.jpg

O secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Tenente-Coronel PM Sérgio Fonseca, em entrevista nesta quarta-feira ao programa "Fala Paraíba", da Rádio Tabajara 105.5 FM, destacou o êxito de diversos projetos de reinserção social no sistema prisional da Paraíba. Sérgio Fonseca foi entrevistado pelos jornalistas Jorge Resende e Petrônio Torres. O programa Fala Paraíba tem como produtora a jornalista Walquíria Maria. 

Sobre as experiências em reinserção social ou ressocialização o secretário Sérgio Fonseca iniciou comentando o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Seap e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Nessa parceria 20 jovens dos regimes aberto, liberdade condicional e egressos, vão ser beneficiados com cursos técnicos nas áreas de eletricista predial e residencial e informática. Eles receberão uma bolsa mensal no valor de 878,70. E no término da capacitação uma bolsa de R$ 250,00 para comprar suas ferramentas. As inscrições estão abertas e em março acontece uma seleção. Os cursos terão duração de oito meses incluindo três meses de estágio.
O Planejamento Estrategico da Seap que estabelece metas visando tornar a secretaria referência nacional em gestão, foi um outro tema abordado na entrevista. Dentre as 14 estratégias do Planejamento Estratégico o secretário explicou que três ações são prioritárias em benefício dos reeducandos: melhoria na questão social, melhoria nas condições de saúde e ações que ofertem, trabalho, oportunidades de emprego aos reeducandos. A meta é reduzir a reincidência para que pessoas deixem de retornar aos presídios na condição de presos novamente.
Ações diversas estão sendo desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e da Educação, além dos outros poderes, instituições e empresas. Em alguns meses passa a funcionar o Escritório Social, um programa que o Governo do Estado firmou com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça da Paraíba. Vão surgir mais ações voltadas para gerar oportunidades às pessoas privadas de liberdade e egressos, aquelas pessoas que deixam as penitenciárias após cumprirem a pena.

 

Texto e foto: Josélio Carneiro / Assessoria de Imprensa da Seap

registrado em: ,