Notícias

Secretário João Alves destaca avanços da Seap na ressocialização em 2022

publicado: 29/12/2022 08h20, última modificação: 29/12/2022 09h46
1 | 3
2 | 3
3 | 3
capa.jpg
96a2485c-b0c2-4953-8b2f-a6344a2284bd.jpg
eefbeb05-24c7-4dfa-8c96-f2e05d0cbdf3.jpg

Na última edição do Jornal Estadual da Rádio Tabajara, noticiário transmitido por um pool de emissoras na Paraíba, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, concedeu entrevista ao vivo a jornalista Josy Simão. A entrevista aconteceu das 7h às 7h30 com transmissão também no facebook da Rádio Tabajara. O gestor apresentou tópicos sobre as principais ações realizadas em 2022 no sistema prisional paraibano no campo da reinserção social de pessoas privadas de liberdade, uma das principais linhas de atuação.

O secretário destacou dentre as boas práticas de ressocialização o projeto Esperança no Espaço, ação onde reeducandos da cadeia da cidade de Esperança estão fabricando telescópios de longo alcance. A iniciativa tem repercutido nacional e até internacionalmente. Foi firmada uma parceria entre a Seap e a Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia para que alunos das escolas de tempo integral da rede estadual de ensino passem a ter acesso aos telescópios e assim conhecer um pouco mais sobre astronomia.


O gestor da Seap comentou ainda sobre uma ação importante na área da saúde. Reeducandos com necessidades de procedimentos cirúrgicos foram inseridos no programa governamental Opera Paraíba, uma ação humanitária que chegou também até o momento a 55 pessoas que cumprem pena.


Oferta de cursos profissionalizantes; aprovação de 732 pessoas privadas de liberdade no ENCCEJA 2021; a remição da pena através da leitura de livros; a produção de bonecas de pano no projeto Castelo de Bonecas; a aprovação de um reeducando de Campina Grande no curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande, além de vários outros aprovados em curso de nível superior, foram outros temas abordados pelo secretário na entrevista.


Por fim, o secretário João Alves de Albuquerque citou a importância dos parceiros da Seap e reafirmou que a pessoa privada de liberdade que queira estudar, obter conhecimentos, o Governo da Paraíba assegura através da Seap e da Secretaria da Educação.