Secretário João Alves avalia que 10ª reunião do Consej resultará em avanços no sistema prisional brasileiro

publicado: 18/10/2024 16h53, última modificação: 18/10/2024 16h53
reuniao Consej SP 18 out3.JPG
reuniao Consej SP 18 out8.JPG
Consej 10ª reunião SP22.jpeg
reuniao Consej SP 18 out5.JPG
reuniao Consej SP 18 out6.JPG
reuniao Consej SP 18 out.JPG
reuniao Consej SP 18 out1.JPG
Consej 10ª reunião SP20.jpeg
reuniao Consej SP 18 out7.JPG
Consej 10ª reunião SP21.jpeg
Consej 10ª reunião SP.jpeg
Consej 10ª reunião SP24.jpeg
reuniao Consej SP 18 out9.JPG
reuniao Consej SP 18 out10.JPG
reuniao Consej SP 18 out11.JPG
reuniao Consej SP 18 out12.JPG
Consej 10ª reunião SP19.jpeg
Consej 10ª reunião SP23.jpeg
Consej 10ª reunião SP26.jpg

O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, participou da 10ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) que aconteceu até o início da tarde desta sexta-feira (18) no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

O gestor da Seap-PB avalia como bastante positiva a reunião. “dialogar com os colegas secretários temas relevantes a exemplo nova metodologia de fiscalização das pessoas monitoradas; o manual de identidade visual da Secretaria Nacional de Políticas Penais; e a padronização nacional das grades dos cursos de formação de policiais penais, foi um processo construtivo para todos nós e com certeza resultará na modernização de políticas públicas no sistema prisional brasileiro”.

O secretário nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), André Garcia, também presente à reunião coordenada pelo presidente do Consej, Marcus Rito.

O evento teve como objetivo promover a integração entre a sociedade, agentes de segurança, autoridades e as principais empresas nacionais e internacionais do setor. Da programação constou ainda a realização do COP Internacional, Congresso de Operações Policiais.

Na abertura dos trabalhos o tema abordado foi a nova metodologia de fiscalização das pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica. A Apresentação do manual de identidade visual da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) deu sequência às discussões na reunião do Consej.

A pauta seguinte tratou da inclusão de dispositivo legal na nova lei de licitação similar ao que previa a Lei nº 8.666, sobre a dispensa para os casos de construção de presídios.

Após a apresentação da empresa INVICTUS a Coordenadora - Geral de Cidadania e Alternativas Penais da SENAPPEN, Cintia Rangel Assumpção trouxe a temática: TED a ser firmado com as Universidades e Institutos Federais que tem como objeto a prestação de assistência jurídica social e psicológica aos presos, egressos e vítimas.

Um outro tema discutido no colegiado foi a flexibilização nos repasses realizados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). Na sequência o colegiado de secretários debateu a padronização nacional das grades curriculares de cursos de especialização em operações penitenciárias especiais e das nomenclaturas dos grupos táticos dos Estados.

O último tema tratado na 10ª reunião do Consej foi a padronização nacional das grades dos cursos de formação de policiais penais; seguido do encerramento da reunião.

Além dos gestores estaduais do Sistema Prisional, o primeiro dia do evento (quarta-feira (16) contou com a presença do Diretor de Inteligência Penitenciária, Antonio Glautter de Azevedo Morais e do Diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Barradas, representando a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

Na quinta-feira (17), ocorreram a reunião da Fundação de Apoio ao Preso; e as palestras do secretário Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), André Garcia; e do presidente do CONSEJ, Marcus Rito.

Ascom/Seap-PB

Fotos: Consej e Senappen